Como passear dois cães ao mesmo tempo
Tem dois cães, e a hora do passeio é sempre terrível? Não sabe como tornar a hora do passeio divertida? Aprenda algumas dicas de como pode melhorar o passeio com os seus cachorros!
Filipa Pinheiro
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Uma casa com dois cães é uma brincadeira e uma felicidade. Mas como qualquer animal, precisam de apanhar ar. A questão é: como passear dois cães ou mais ao mesmo tempo?
Aprenda algumas dicas que o possam ajudar!
1. Aprenda a passear primeiro só um cão
É importante antes de se aventurar a passear dois cães ao mesmo tempo, que conheça os animais individualmente. Se gostam de correr, saltar, cheirar tudo o que encontram ou fazem um passeio mais pausado e descansado.
Animais de idades diferentes vão ter ritmos de exercício também diferentes. Deve treiná-los para que sigam as suas indicações e mantenham a passada que você acha mais adequada. Aqui o treino com reforço positivo pode ajudar a tornar esta tarefa mais fácil e também mais divertida para o seu cachorro.
Devem também saber socializar um com o outro para que não se peguem entre eles ou até mesmo com outros animais.
2. Escolha o material correto para passear dois cães
Existem imensos acessórios para passeio que pode escolher: trelas extensíveis ou fixas, coleiras e coleiras estranguladoras e semi-estranguladoras, peitorais de todos os tamanhos e feitios. Primeiro, tem que escolher o que melhor se adapta ao seu cão individualmente e depois quando for passear com dois cães ao mesmo tempo.
O peitoral é o mais escolhido para os passeios, pois consegue sustentar melhor o peso do animal e controlá-lo melhor.
Para passeios em conjunto, as trelas com tamanho fixo poderão ser as mais indicadas inicialmente, para ajudar a que andem ao mesmo ritmo. Aqui uma trela dupla poderá também ser uma boa opção pois têm dimensões reguláveis que permite que os dois cães passeiem lado a lado. Poderá também regular o comprimento de um dos lados da trela para um cão e o outro ir mais à frente.
3. Saiba dosear o ritmo e a distância do passeio
Avalie as necessidades e as capacidades de cada animal antes do passeio. Leve sempre consigo recompensas, snacks ou bolinhas de comida, para alguma emergencia.
Tente escolher um meio termo entre distância e intensidade que suprima as necessidades de cada cachorro.
Um cachorrinho de 3 meses tem muito mais energia do que um cão de 10 anos. Pense bem o que cada um aguenta e decida o percurso que deve tomar.
Quando temos mais de um cão, as caminhadas podem ser cansativas tanto para os animais como para os donos. Por isso, é importante educar os cães para manter um comportamento correto e ter sempre o equipamento certo para estes amigos caninos.
Aprenda o que é mais adequado para si e para os seus animais e desfrute dos passeios. Agora que já sabe como passear dois cães divirta-se a si e a eles!
Filipa Pinheiro
Médica Veterinária de Animais de Companhia