Cão de gado transmontano: Informações da raça e características
O Cão de Gado Transmontano surgiu como cão de companhia dos pastores. Conheça as características que tornam esta raça única e especial aqui.
Maria Mariano
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer... Descubra a comida ideal para o seu cão, desenvolvida à sua medida.
-30% para experimentar sem compromisso com o código OS30
Características gerais da Raça:
- Grupo: 11 – Raças não reconhecidas pela Federation Cynologique Internationale
- País de origem: Portugal
- Data de origem: Séc. XIX
- Primeira utilidade: Guarda de rebanhos
- Peso aproximado: 50 – 70 Kg
- Altura aproximada: 66 – 85 cm
- Cores: Brancas malhadas de preto, de amarelo, de fulvo ou de lobeiro.
- Esperança média de vida: 12 anos
Encontre aqui ração para raças grandes.
História:
Os seus ancestrais estão relacionados com outros Mastins Ibéricos, partilhando a sua função primordial: proteção do rebanho contra potenciais predadores.
O Cão de Gado transmontano foi criado na região de Trás-os-Montes, tendo de se adaptar às características demográficas desta região que o tornaram num cão atleta e robusto, capaz que correr quilómetros para proteger, de dia e de noite, o seu rebanho de possíveis ameaças.
Temperamento:
Cão de Gado Transmontano é dotado de um incrível sentido de proteção, mas também dono de uma personalidade meiga, dócil e serena. Bastante leal e fiel ao seu tutor, gosta de acompanhar a sua rotina ao seu lado, tornando-se assim um excelente cão de companhia e de guarda. Mas não pense que este vai atacar qualquer estranho, apenas se mostra agressivo se sentir alguma ameaça para o seu território ou para os seus.
Inteligente, independente e teimoso tornam a educação um pouco difícil, tendo o tutor de ter alguma paciência durante esta fase.
Apesar de todas as qualidades emocionais, não são cães que se adaptem a viver num apartamento, pois, além do seu tamanho, necessitam de espaço para correr e ser livres.
Cuidados de saúde:
Devido ao seu grau de rusticidade, tal como acontece na maioria das raças autóctones portuguesas, são cães tendencialmente saudáveis. Devemos apenas ter atenção a possíveis displasia da anca e cotovelo, devido ao seu tamanho.
A pelagem deve ser escovada regularmente para retirar a sujidade manter o pelo brilhante e saudável.
Curiosidades:
- Adora fazer buracos: com as diferenças de temperatura sentidas na sua região de origem, fazer buracos é um mecanismo de defesa, que estes cães encontraram, para se protegerem das altas e baixas temperaturas.
- De todas as raças de origem portuguesa, o Cão de Gado Transmontano é a que tem maior tamanho, sendo considerada uma raça gigante.
Maria Beatriz Mariano
Médica Veterinária