Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Posso dar ovo ao meu cão?

Posso dar ovo ao meu cão? Já todos os donos se questionaram quanto aos alimentos que os patudos podem comer. Será o ovo uma boa opção?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Muitas vezes queremos dar algo diferente aos nossos cães, para além da sua ração habitual. Será uma boa opção dar ovo ao meu cão?

Há alimentos que não deve dar ao seu cão, e outros que são ótimas opções para adicionar à sua alimentação. É o caso do ovo. Este alimento está na lista das melhores opções de snacks para cães. Conheça os benefícios e como o oferecer ao seu melhor amigo.

Principais benefícios

O ovo é uma excelente fonte de proteína e com fácil digestibilidade.

Ao contrário do que vulgarmente se pensava, o ovo é uma fonte de bom colesterol.

Tem ainda alguns constituintes como a luteína, enxofre e colina que são muito importantes para manter a saúde da visão e da pele.

Como dar ovo ao meu cão?

Se o seu cão come uma dieta saudável de boa qualidade, não é necessário serem fornecidos ovos de forma complementar.

O ovo deve ser visto como um extra saudável. Ainda assim, mesmo em dietas BARF ou cozinhadas, é dado normalmente com uma frequência não superior a 2 vezes por semana.

Devido aos perigos microbiológicos, como a Salmonella spp, se optar por dar ovo ao seu cão, deve estar bem cozinhado. Para além disso, a avidina é um constituinte das claras que, não sofrendo cozedura, sofre inativação e inibe a absorção de biotina, outro nutriente bastante importante.

Cuidados a ter ao dar ovo ao meu cão

Além da cozedura de extrema importância, deve também ter cuidados em relação à casca do ovo.

Embora seja uma fonte de cálcio, facilmente pode chegar a um excesso de ingestão deste mineral, que se torna prejudicial à saúde.

Apesar de ser um alimento bastante saudável, o ovo não deve ser fornecido em demasia. Principalmente aos cães que comem já uma dieta completa e equilibrada.

Para os cães que comem alimentação cozinhada ou BARF, o ovo deve ser inserido na dieta na proporção indicada pelo médico veterinário nutricionista que acompanha a alimentação.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta