Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Dieta BARF – O que é? Devo dar ao meu cão?

A alimentação BARF (Biologically Apropriate Raw Food) tem sido uma realidade alimentar para vários cães nos últimos anos. Em que consiste?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a dieta BARF?

O conceito BARF (Biologically Apropriate Raw Food) consiste numa dieta natural à base de carne crua e vísceras (de frango, perú, vaca, etc).

Que alimentos inclui?

  • Carne e vísceras frescas (idealmente a carne e vísceras cruas deveriam ser congeladas previamente, de forma a eliminar potenciais patógenos presentes);
  • Ossos e cartilagens;
  • Vegetais;

Porque surgiu a dieta BARF?

O objetivo é proporcionar ao cão uma alimentação semelhante à que ele encontraria no seu “habitat natural”.

É recomendada para todos os cães?

O tipo de alimentação depende sempre do tipo de cão, do estilo de vida e do estado de saúde. Com a alimentação BARF, o pressuposto é o mesmo: a recomendação irá depender da conjugação de todos estes fatores. Animais com determinadas patologias gastrointestinais e dermatológicas poderão ter a suas condições patológicas melhoradas com a dieta crua. Animais imunodeprimidos, ou com doença hepática ou renal, podem não ser candidatos a este tipo de dieta.

Antes de iniciar qualquer protocolo alimentar, deve consultar o seu Médico Veterinário habitual. A dieta baseada em ração natural e de boa qualidade é ainda a melhor opção para a maioria dos patudos.

Quais as vantagens?

  • Facilita a digestão, principalmente em animais com sensibilidade gastrointestinal. Como a digestibilidade da dieta é elevada, a quantidade de fezes será menor;
  • Proporciona hidratação, uma vez que os alimentos no seu estado ‘natural’ contêm uma maior quantidade de água;
  • Melhora sinais clínicos de cães com problemas dermatológicos de origem;
  • Proporciona uma pele e pêlo saudáveis;
  • Ajuda a reduzir a acumulação de tártaro e a manter os dentes limpos;
  • Facilita a manutenção do peso ideal.

E as desvantagens?

Como adaptar uma dieta BARF ao meu cão?

A dieta crua pode ser comprada liofilizada ou congelada ou pode ser preparada em casa. Caso o tutor pondere alimentar o cão apenas com dieta crua, deve consultar o Médico Veterinário para que seja adaptado um plano alimentar adequado.
Em cães que só comam dieta crua (preparada pelos tutores), o grande desafio passa por conseguir fornecer uma dieta equilibrada (em termos de quantidade de proteína, fibra, minerais e vitaminas). O check-up médico-veterinário regular para medição dos níveis de determinadas vitaminas e proteínas está igualmente recomendado.
Em animais que fazem uma alimentação à base de ração e dieta crua, poderá ser mais fácil oferecer uma dieta equilibrada.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta