Dieta BARF – O que é? Devo dar ao meu cão?
A alimentação BARF (Biologically Apropriate Raw Food) tem sido uma realidade alimentar para vários cães nos últimos anos. Em que consiste?
Daniela Leal
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que é a dieta BARF?
O conceito BARF (Biologically Apropriate Raw Food) consiste numa dieta natural à base de carne crua e vísceras (de frango, perú, vaca, etc).
Que alimentos inclui?
- Carne e vísceras frescas (idealmente a carne e vísceras cruas deveriam ser congeladas previamente, de forma a eliminar potenciais patógenos presentes);
- Ossos e cartilagens;
- Vegetais;
Porque surgiu a dieta BARF?
É recomendada para todos os cães?
O tipo de alimentação depende sempre do tipo de cão, do estilo de vida e do estado de saúde. Com a alimentação BARF, o pressuposto é o mesmo: a recomendação irá depender da conjugação de todos estes fatores. Animais com determinadas patologias gastrointestinais e dermatológicas poderão ter a suas condições patológicas melhoradas com a dieta crua. Animais imunodeprimidos, ou com doença hepática ou renal, podem não ser candidatos a este tipo de dieta.
Antes de iniciar qualquer protocolo alimentar, deve consultar o seu Médico Veterinário habitual. A dieta baseada em ração natural e de boa qualidade é ainda a melhor opção para a maioria dos patudos.
Quais as vantagens?
- Facilita a digestão, principalmente em animais com sensibilidade gastrointestinal. Como a digestibilidade da dieta é elevada, a quantidade de fezes será menor;
- Proporciona hidratação, uma vez que os alimentos no seu estado ‘natural’ contêm uma maior quantidade de água;
- Melhora sinais clínicos de cães com problemas dermatológicos de origem;
- Proporciona uma pele e pêlo saudáveis;
- Ajuda a reduzir a acumulação de tártaro e a manter os dentes limpos;
- Facilita a manutenção do peso ideal.
E as desvantagens?
- Potencial fonte de infeções (bacterianas e parasitárias), pelo facto da carne não ser cozinhada. A ingestão de comida crua pode constituir um risco para a saúde pública, uma vez que o cão pode tornar-se uma fonte de infeção – excreta nas fezes bactérias e parasitas patogénicos, que podem ser zoonoses (transmitidos aos seres humanos coabitantes);
- A ingestão de ossos, apesar de melhorar a saúde oral, é perigosa. Os ossos podem causar traumatismos gastrointestinais graves;
Como adaptar uma dieta BARF ao meu cão?
A dieta crua pode ser comprada liofilizada ou congelada ou pode ser preparada em casa. Caso o tutor pondere alimentar o cão apenas com dieta crua, deve consultar o Médico Veterinário para que seja adaptado um plano alimentar adequado.
Em cães que só comam dieta crua (preparada pelos tutores), o grande desafio passa por conseguir fornecer uma dieta equilibrada (em termos de quantidade de proteína, fibra, minerais e vitaminas). O check-up médico-veterinário regular para medição dos níveis de determinadas vitaminas e proteínas está igualmente recomendado.
Em animais que fazem uma alimentação à base de ração e dieta crua, poderá ser mais fácil oferecer uma dieta equilibrada.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia