Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

O meu cão pode comer peixe cru?

Descubra se o seu cão pode comer peixe cru com o artigo da Dra Joana Silva. Saiba que peixes pode comer, os riscos e benefícios para a saúde do seu cão.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Antes de falarmos em peixe cru, é importante saber porque devemos oferecer este alimento ao nosso cão. Há alguns grupos de peixe com propriedades interessantes, com que podemos complementar a oferta alimentar aos nossos cães. Os peixes gordos, como a sardinha e salmão, são uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6. Reforçam a saúde da pele e do pelo. Em cães mais velhos ou com excesso de peso, opte por peixes brancos, como o bacalhau e a pescada, com um teor em gordura inferior.

Mas afinal: o meu cão pode ou não comer peixe cru?

A resposta é sim, com um grande “mas” associado. Segundo normas internacionais de segurança e higiene na preparação de alimentos de origem animal, o peixe deve sempre ser congelado a uma temperatura de -20˚C durante 7 dias para poder ser comido cru. A principal razão para este procedimento é a eliminação de bactérias e parasitas que se tornam muito perigosos se ingeridos.

Ainda assim, ressalvamos que o método mais eficaz de eliminar todos os potenciais perigos presentes no peixe cru é a confeção do alimento. Falamos de temperaturas de 60˚C durante pelo menos 10 minutos ou de 70˚C durante pelo menos 7 minutos.

 

Não arrisque a saúde do seu melhor amigo! Todos os cuidados devem ser tomados no que toca a fornecer este tipo de alimentos como extra ou mesmo parte de uma alimentação caseira. Pode sempre optar por uma alimentação premium à base de salmão, equilibrada e livre destes riscos. Em caso de surgir alguma dúvida, deve falar com o seu médico veterinário habitual.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta