Para uma melhor vida, juntos

BlogAlimentação

O meu cão pode comer peixe cru?

É um tema muito falado nos dias de hoje, a alimentação com carne ou peixe crus. A saúde dos nossos cães é a nossa prioridade e, por isso, devemos ter sempre cuidado com os alimentos que lhes fornecemos e a sua forma de preparação.

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Dê uma vida melhor ao seu cão

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Simular
Simular

Existem peixes que sabemos que podem ser fornecidos aos nossos cães com propriedades interessantes:

  • Peixes gordos como a sardinha e salmão: são uma excelente fonte de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 para a saúde da pele e do pelo.
  • Peixes brancos como o bacalhau e a pescada: devido ao teor em gorduras ser inferior, tornam-se opções excelentes para cães mais velhos ou com excesso de peso.

Mas vamos à pergunta inicial: o meu cão pode ou não comer peixe cru?

A resposta é sim mas com um grande “mas”. Segundo normas internacionais de segurança e higiene na preparação de alimentos de origem animal, o peixe deve sempre ser congelado a uma temperatura de -20˚C durante 7 dias para poder depois ser comido cru. A principal razão para este procedimento é a eliminação de bactérias e parasitas que se tornam muito perigosos se ingeridos.

Ainda assim, ressalvamos que o método mais eficaz de eliminar todos os potenciais perigos presentes no peixe cru é a confeção do alimento, passando por temperaturas de 60˚C durante pelo menos 10 minutos ou de 70˚C durante pelo menos 7 minutos.

 

Não arrisque a saúde de o seu melhor amigo: todos os cuidados devem ser tomados no que toca a fornecer este tipo de alimentos fora da ração ou até como alimentação exclusiva. Em caso de surgir alguma dúvida deve falar com o seu médico veterinário habitual.

Joana Silva

Médica Veterinária

Para uma melhor vida, juntos

Descubra um mundo de nutrição à medida do seu cão, desde comida a suplementos desenvolvidos por veterinários, entregue em sua casa.

Começar agora