Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Os cães podem comer peixe?

Atualmente já são conhecidos os benefícios do consumo de peixes para a saúde dos nossos cães. Mas que tipo de peixes pode o meu cão comer? Veja aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Já se sabe que os cães podem comer peixe, mas será que podem deliciar-se com qualquer um? Vai descobrir a resposta neste artigo.

Os cães podem comer peixe?

Sim! Atualmente são conhecidos os benefícios do consumo de peixe pelos nossos cães. Embora sejam raros os problemas associados ao consumo de peixe, exceto em casos de animais alérgicos, é recomendado aconselhar-se junto do seu Médico Veterinário se o seu cão está apto para tal. É o profissional de saúde mais indicado para aprovar alimentos extra à ração personalizada para cães habitual.

A oferta de alimento caseiro nunca deve ser feita em simultâneo com a de ração, por isso é importante separar as refeições.

Que benefícios traz o peixe para a saúde dos cães?

Cada peixe tem as suas vantagens específicas! Contudo, é transversal a todos eles o seu elevado teor proteico! Além disso, o peixe é uma excelente alternativa para os cães que têm alergia alimentar às proteínas mais comuns, como o frango.

  • Peixes brancos (bacalhau, pescada) têm um teor em gordura mais baixo do que os peixes gordos, por isso tornam-se melhor opção em animais com excesso de peso ou em seniores. Além disso, são ricos em minerais (cálcio e fósforo) e vitaminas (A, B3, B9 e B12) importantes para manter a saúde dos nossos melhores amigos de 4 patas.

Encontre aqui a melhor ração para cães sénior.

  • Peixes gordos (sardinha, salmão, atum), como referido anteriormente, apresentam níveis de gordura mais elevados, mas são maioritariamente ácidos gordos, nomeadamente os ómegas 3 e 6. Ambos os ómegas são extremamente benéficos, sobretudo para manter uma pele equilibrada e pêlo de boa qualidade, mas também para prevenir alterações cardiovasculares e articulares. Estes peixes também contêm vitaminas (A, B1, B2, B3, B12 e D). Dos peixes gordos, o mais recomendável é o salmão.

Os cães podem comer peixe de que tipo?

  • Atum
  • Bacalhau
  • Salmão
  • Sardinha
  • Pescada

Os cães podem comer peixe de que forma?

Os peixes podem ser oferecidos cozinhados (preferencialmente cozido e não frito), crus (nos casos de dieta BARF) ou através de rações com base em proteína de peixe.

  • No caso de optar por cozer o peixe, recomenda-se uma cozedura a baixas temperaturas para ele não perder as suas propriedades. Desta forma, é servido semi-cozido e preferencialmente desfiado, sem espinhas!
  • Para os adeptos da dieta BARF (Biologically Apropriate Raw Food), na qual o peixe é servido cru, é de extrema importância privilegiar o método de conservação para evitar riscos associados.

Qualquer que seja o método alimentar escolhido para o seu patudo, deverá aconselhar-se primeiramente com o seu Médico Veterinário. O processo de escolha de um alimento é complexo e depende de variados fatores, os quais devem sempre ter-se em consideração para que tudo corra pelo melhor 🙂

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta