Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogAlimentação

Como alimentar um cachorro recém-nascido?

Alimentar cachorros a biberão não é ideal, contudo devido a algumas circunstâncias, poderá ser a única opção. Aprenda neste artigo a tratar de um cachorrinho com dias de vida, incluindo como o deve alimentar.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Tratar de um cão bebé pode ser um desafio, por vários motivos, uma vez que são seres completamente dependentes. Alimentar um cachorro recém-nascido, para quem nunca o fez, pode mesmo não ser uma tarefa árdua!

Idealmente, os cachorrinhos devem permanecer com a sua mãe até aos 2 meses de vida. Alimentam-se, até por volta dessa idade, com leite materno, que numa fase inicial se chama colostro.

O colostro tem propriedades que não podem ser substituídas por nenhum alimento, pelo qualquer cachorro que não tenha possibilidade de o ingerir, pode eventualmente, ser mais frágil, dado que os anticorpos maternos são transmitidos por esta via.

No entanto, em algumas circunstâncias, a cadela pode não conseguir cuidar e alimentar os seus cachorros, e, nesses casos, é necessário que alguém se disponibilize para o fazer enquanto não se torna mais independente.

Cuidados gerais com um cachorro recém-nascido

Em primeiro lugar, os cachorros devem ser avaliados pelo Médico-Veterinário. Depois, os cachorros devem ser mantidos num local limpo, seco e quente, durante as suas primeiras semanas de vida.

Até às 4 semanas os cachorros não conseguem regular a sua temperatura corporal, por isso devem ser aquecidos. Nunca utilize fontes de calor (ex.: saco de água quente) diretamente em contacto com os cachorros pois pode provocar queimaduras!

Além disso, cachorros tão jovens não têm grandes reservas de energia pelo que, se não forem alimentados com frequência suficiente, podem sucumbir à hipoglicémia.

Até às 3-4 semanas de idade, devem ser estimulados a urinar e defecar. A mãe faria isto lambendo os cachorros após a refeição. Em sua substituição, deve massajar gentilmente o ânus e zona urogenital com uma compressa humedecida em água morna, até que haja emissão de urina/fezes.

Idealmente os cachorrinhos devem ser pesados diariamente e os seus pesos registados. Um aumento diário de 5-10% do peso, é considerado saudável! Abaixo disso, pode existir algum problema e devem ser avaliados de imediato.

Com o que podemos alimentar um cachorro recém-nascido?

Os cachorros devem ser alimentados com leite adequado para a sua espécie, o mais aproximado, em composição, ao leite materno.

Assim, o leite para cachorro em pó, é a opção mais saudável, limitando a ocorrência de diarreias por intolerância ao leite e carências nutricionais (frequentes quando alimentados com leite de outras espécies).

Com que frequência e que quantidade devem ser alimentados?

Regra geral, se os cachorros estão acordados e barulhentos, é porque têm fome! Depois de beberem o leite e fazerem as suas necessidades voltam a acalmar e a dormir, até à próxima refeição.

Até às 2 semanas de idade devem ser alimentados de 2 em 2 horas. À medida que crescem, o espaço entre refeições pode ser alargado para 3-4 horas (2-3 semanas) e para 4-6 horas a partir das 4 semanas.

Cada marca de leite em pó tem as suas indicações em termos de preparação e quantidade, e estas devem ser seguidas. Geralmente, no rótulo, é indicada a quantidade de leite em pó por refeição, consoante o peso e idade do cachorro, juntamente com a quantidade de água morna que é necessário adicionar.

Como oferecer o leite aos cachorros?

O leite deve ser oferecido morno aos cachorros. Idealmente deve ser preparada apenas a quantidade necessária para cada refeição, lavando e esterilizando os biberões de seguida.

Alguns cachorros transitam para o biberão facilmente, outros têm mais dificuldade. Paciência e persistência são as palavras chave!

O posicionamento do cachorro é de extrema importância. Devem ser alimentados de barriga para baixo ou ligeiramente elevados e nunca de barriga para cima! Deve certificar-se que a abertura da tetina é suficiente para que consigam mamar, mas não exagerada.

Quando introduzir alimentos semi-sólidos e/ou sólidos

Por volta das 4-6 semanas de idade começa o processo de desmame. Deve ser oferecida água (numa taça rasa) e comida para cachorro, húmida ou seca, pelo menos 4 vezes ao dia.

Se optar pela alimentação seca, humedecê-la com água morna torna-a mais apetitosa e fácil de ingerir, numa fase inicial. 

Na Barkyn, temos receitas premium adequadas às necessidades do seu cachorro. Experimente personalizar aqui a alimentação para o seu patudo.

O leite deve continuar a ser oferecido, cada 6-8 horas, até às 8 semanas de idade, como complemento à ração/comida húmida. Assim, garantimos que os cachorros recebem todas as calorias e nutrientes necessários a um correto desenvolvimento!

Sinais de alarme a estar atento no cachorro

Uma das complicações mais frequentes da alimentação por biberão, é a pneumonia por aspiração, em que, por deficiente posicionamento, exagerada ingestão de ar ou abertura demasiado grande da tetina, o leite acaba por ir para os pulmões em vez de ir para o estômago. Se não for tratada a tempo, o seu desfecho é fatal.

Outros sinais que devem conduzir, rapidamente, a consulta Médico-Veterinária são:

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente