Para uma melhor vida, juntos

BlogTreino

Porque é que o seu cão morde a sua própria cauda?

Por vezes os nossos patudos têm reações que não conseguimos entender o porquê, nomeadamente morder a sua própria cauda. Se o seu patudo faz isso, então este artigo é para si!

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Dê uma vida melhor ao seu cão

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Simular
Simular

Parasitas

É essencial confirmar se a desparasitação do seu patudo está em dia pois os parasitas podem ser bastante desconfortáveis e causar muita comichão. Este é um problema que é mais comum em cachorros, mas caso o seu patudo não faça uma desparasitação regular pode também ser afetado na idade adulta.

Problemas de pele

Patudos com algum tipo de alergia apresentam vários sinais, como sendo prurido. Nestes casos, é muito importante que seja visto pelo médico veterinário para descartar qual o tipo de problema associado.

Problemas nas glândulas anais

As glândulas anais encontram-se no interior do ânus dos patudos, sendo responsáveis, também, pela lubrificação das fezes. Quando esse liquido se torna mais espesso, há impactação das glândulas que provoca muito desconforto e dor, podendo mesmo levar a uma fístula perianal. Quando isso acontece é essencial que o cão seja visto pelo médico veterinário para receber tratamento.

Dor aguda/crónica

Uma das formas que os patudos têm de demonstrar dor é através de morder ou lamber o local. Assim, ´para avaliar o conforto do seu cão conte com o seu médico veterinário.

Problemas comportamentais

Quando todos os tópicos anteriormente falados foram descartados, é provável que haja um problema comportamental associado, como ansiedade, frustração, aborrecimento.

Caso o seu patudo morda a própria cauda, entre em contacto com o seu médico veterinário de forma a entender causa!

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Para uma melhor vida, juntos

Descubra um mundo de nutrição à medida do seu cão, desde comida a suplementos desenvolvidos por veterinários, entregue em sua casa.

Começar agora