Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Os cães conseguem detetar doenças?

Para além de animais de companhia, existem também cães de trabalho, tendo muitas vezes funções como guiar pessoas cegas, descobrir drogas ou até acompanhar pessoas doentes. Se tem curiosidade sobre este assunto, este artigo é para si!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Sim! Graças ao olfato extremamente apurado os nossos cães conseguem detetar doenças ou condições antes dos humanos o conseguirem fazer. Devido a isso, são muitas vezes treinados para que possam trabalhar com pessoas doentes e protegê-las ou acompanhá-las nas suas limitações. Temos alguns exemplos como:

– Diabetes;

– Epilepsia;

– Malária;

– Parkinson;

– Covid 19;

Estes são só alguns exemplos das doenças que os cães conseguem detetar, mas existem muitas outras. Esta deteção baseia-se na alteração de cheiros que acontecem aquando um episódio agudo da doença. Um outro exemplo são as inúmeras histórias de cães que pressentiram a gravidez das duas tutoras devido à alteração do odor! Há ainda estudos que suportam que os cães conseguem detetar cancro no pulmão.

Os patudos utilizados nestas situações são chamados “cães de trabalho” pois foram treinados de forma intensiva, durante meses ou anos, para desempenhar uma certa função (que vai desde cães trenó a cães policia). É muito importante que não haja interferência de pessoas externas aquando o momento de trabalho do cão para que este não se distraia.

Se tem um cão destes não se esqueça de escolher uma ração personalizada para cães de modo a ser a mais adequada para a sua função. E um biscoitinho? Estes cães merecem isso e muito mais!

Os cães são seres maravilhosos e é um privilegio podermos trabalhar em conjunto com eles!

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta