Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Ensine ao seu cão o “fica” passo a passo

O famoso “fica” é o comando mais versátil que pode haver! Utilizado em mil e uma situações. Por isso, se quer saber como ensinar o seu patudo o “fica”, siga as próximas indicações.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O famoso “fica” é o comando mais versátil que pode haver! Utilizado em mil e uma situações. Por isso, ensine ao seu cão o “fica” passo a passo, siga as próximas indicações.

O “fica” pode ser utilizado em alturas como:

– controlo de impulsos;

– prolongar o tempo de permanência;

– permitir que fique sossegado num local;

– entre outras;

Como fazer:
  • Pedir ao seu patudo para “sentar”/ “deitar”
  • Reforça-lo com comida ou biscoitos de forma muito rápida e ritmada (de segundo a segundo); Ao fim de 10 vezes vá aumentando o intervalo de tempo entre os reforços ( a cada 3 segundos, depois a cada 5, etc).
  • Associe o comando verbal “fica” ao longo do exercício;
  • Para terminar o exercício atire o reforço para longe;
  • Repita o exercício várias vezes
DICA I: Caso o seu cão se distraia reinicie o exercício até conseguir completar o tempo pretendido e ensine ao seu cão o “fica” passo a passo.
DICA II: inicie o exercício de joelhos (ou ao nível do animal) e à medida que vai aumentando o tempo vá-se levantando até estar em pé (devendo nesse momento baixar-se para entregar o reforço)

“Fica” com afastamento/ controlo de impulsos:

(Este exercício já é uma combinação de vários comandos, por isso idealmente deverá treiná-los em separado para depois construir esta sucessão de pedidos)

  • Pedir ao seu patudo para “sentar”/ “deitar”
  • Começar a recuar, pedindo para “ficar”, reforçar (começar por reforçar com a distância de um passo e ir aumentando a distância entre si e o seu patudo).
  • Quando o processo anterior estiver apreendido, repita o processo mas coloque o reforço no chão e quando quiser peça ao cão para avançar e comer a recompensa
  • Repita o processo alternando os tempos de espera e distância
DICA SUPER IMPORTANTE! : Aproveite e divirta-se com o seu cão 😊

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta