Como ensinar um cão a não puxar a trela?
Tem um cachorro e está a tentar ensiná-lo a andar à trela sem medo? Tem um cão que puxa muito durante o passeio? Este artigo é para si !
Sofia Galiza
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Como ensinar um cão a andar com trela?
1- Comece por habituar o seu cão à presença da coleira/ peitoral no corpo. Inicialmente e sendo muito cachorro é normal que estranhe e possa ficar imóvel. Incentive-o a andar, afastando-se dele e chamando-o. Quando o fizer, reforce-o com biscoitos, biscoitos caseiros ou grãos da ração e muitos mimos (reforço positivo).
2- Introduza a trela: coloque a trela na coleira/peitoral, de forma a que sinta o seu peso. Deixe a trela frouxa e ande com ele aleatoriamente pela casa! Caso comece a recuar e a parar, estimule-o a andar na sua direção e, depois, por andar lado a lado consigo, ao mesmo tempo.
3- Quando os passos anteriores estiverem mais ou menos aprendidos, poderá dar o próximo passo: a rua. Comece por levá-lo a zonas com menos movimento para que a introdução aos passeios na rua seja algo progressivo. No entanto, repita todos os passos referidos anteriormente. É fundamental reforça-lo a andar sem medo e de forma a que se sinta seguro consigo.
Como desincentivar um cão a puxar a trela?
Em cães adultos que puxam muito à trela, uma boa opção é a utilização de peitorais em vez de coleiras, pois ao fim de algum tempo o nosso cão habitua-se à resistência da coleira no pescoço, de tal forma que continua a puxar sem o incomodar. No entanto para ter um cão calmo na rua é importante que:
1- Responda à chamada: sempre que é chamado, mesmo com trela olhe para si de forma a que ouça o que vai ser pedido. Isto deve ser treinado desde pequeno para que fique bem apreendido ao longo do tempo. Se tiver um cachorro, treine-o a vir para junto de si sempre que chama pelo nome dele, utilizando um biscoito.
2- Responda aos comandos de “senta” e “fica”: promova a calma antes da saída. Fará com que não puxe tanto. Além disso, é importante que também se sente e fique quando é pedido, mesmo na rua. Assim terá mais segurança e será mais fácil controlá-lo em ambientes diferentes.
Não importa se o nosso companheiro anda à nossa frente, atrás ou ao nosso lado: o importante é que não puxe, pois assim o passeio será muito mais agradável. Dê-lhe tempo e espaço para que possa cheirar e explorar os espaços por onde passam! Os cães precisam disso 😊 Aproveite e desfrute dos momentos com ele, mesmo as pequenas conquistas farão grandes diferenças no futuro!
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia