Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como educar o meu cão a não puxar a trela

Passear com o cão é essencial para este e para o tutor. Mas pode tornar-se num pesadelo se o patudo puxar a trela. Saiba como evitá-lo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Passear na rua é uma atividade divertida e essencial para promover a ligação entre o tutor e o seu animal. É importante que os cachorros sejam ensinados a passearem com trela desde cedo, para que a sua adaptação e treino sejam mais fáceis, e para se habituarem a não puxar a trela.

O que fazer?

  • Escolher uma recompensa

Qualquer treino deve ser acompanhado de reforço positivo: está mais do que provado cientificamente que é a melhor forma dos nossos patudos (e nós também!) aprenderem novos comandos. Por isso, escolha uma recompensa que o deixe feliz! Cada tutor sabe qual a melhor recompensa para o seu cachorro que pode ir desde um snack (biscoito, grãos da ração) ao seu brinquedo favorito ou festas.

  • Definir qual a coleira / peitoral

Para cães que têm tendência para puxar a trela, o melhor será optar por uma coleira para a cabeça ou peitoral de treino. O princípio por detrás do uso deste tipo de acessórios é controlar o movimento do corpo do cachorro através do controlo da sua cabeça ou peito. A maior parte dos patudos adaptam-se bem a estas coleiras e peitorais com reforços positivos e pequenas sessões de treino.

Para cães que não se adaptam aos acessórios anteriores, ou que praticam exercício físico com o seu tutor, o melhor será optar por um peitoral simples, para que não fiquem impedidos de arfar (risco de golpe de calor). Deve ser escolhido um peitoral à medida do peito e do pescoço do seu patudo.

As coleiras estranguladoras estão totalmente desaconselhadas porque provocam compressão do pescoço e podem levar a lesões na traqueia e outras estruturas nessa zona, sem que sejam eficazes a controlar o movimento do cão.

  • Escolher uma trela

Relativamente a trelas, deve evitar trelas retrácteis numa fase inicial, uma vez que, apesar de funcionarem muito bem em cães treinados, não permitem aos tutores um bom controlo dos movimentos do cão pois este tem grande liberdade de movimento.

  • Praticar!

Depois de ter escolhido a recompensa, peitoral/coleira e trela, está na altura de colocar mãos à obra! É essencial estabelecer regras e praticá-las desde os primeiros passeios. Sempre que o seu patudo realize o comportamento desejado, não se esqueça de o recompensar.

Ficam aqui algumas regras que devem ser seguidas rigorosamente:

– Sempre que o seu cachorro esteja a puxar a trela, deve parar o passeio até que ele se acalme; pode redirecionar a atenção dele para si, pedindo para executar um comando (senta, por exemplo); a ideia é que ele perceba que se puxar, não passeia;

– Não deixar que o seu patudo o ultrapasse, este deve caminhar sempre ao seu lado;

– Vá alternando a direção do passeio para que o seu patudo entenda que está a ser guiado por si, e não o contrário.

Seja persistente e reforce o bom comportamento do seu companheiro. Bons passeios!

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta