Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Devo levar o meu cão a um treinador nos primeiros meses?

O estabelecimento de regras e limites é algo que deve ser feito pelos tutores, com consistência e paciência, desde os primeiros momentos em que o cachorro chega a casa. O recurso a um treinador é, muitas vezes, essencial para que tudo corra da melhor forma possível.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quando devo começar os treinos?

Existem aulas para cachorros que devem decorrer durante o período de sociabilização do cachorro (este período ocorre entre as 3-12 semanas de vida do cachorro). Neste período é muito importante que o cachorro seja exposto ao maior número de estímulos possível de forma controlada e positiva, uma vez que desta forma ajuda a evitar problemas comportamentais futuros como agressividade por medo e ansiedade excessiva (como ansiedade por separação). Promove ainda o desenvolvimento social entre indivíduos da mesma espécies e de outras (incluindo humanos) e ajuda o cachorro a gerir frustações.  Como nesta fase a maioria dos cachorros ainda não tem o protocolo vacinal completo e, por isso, não deve conviver com outros cães em jardins públicos, estas aulas são uma boa forma de promover uma boa sociabilização dos cachorros, num ambiente controlado e conduzido por profissionais.

Como funcionam as aulas para cachorros?

Estas aulas são importantes porque ajudam os tutores a perceberem melhor o comportamento do cão e a aprenderem algumas regras básicas de treino, devendo recorrer sempre ao treino com reforço positivo. Nestas aulas o cachorro é exposto a vários estímulos diferentes, como auditivos, visuais e tácteis e permitindo que exista uma associação positiva (snack, ração ou verbal) a cada um destes estímulos. O cachorro tem também a possibilidade de conviver com outros cachorros e pessoas, além dos tutores, ajudando-o a tornar-se socialmente mais competente, o que vai ser muito importante no seu desenvolvimento e idade adulta. Deve sempre escolher aulas dadas com profissionais qualificados, peça ajuda ao seu Médico Veterinário de confiança para que este lhe indique o melhor local, conforme a zona do país onde se encontra.

Veja aqui 5 escolas de treino no Porto!

Além das aulas o que posso fazer em casa?

Nesta fase é também muito importante que em casa promova o contacto, sempre controlado e positivo, do cachorro com várias pessoas diferentes (incluindo crianças, mas sempre com supervisão de um adulto), outras espécies animais com quem pode eventualmente conviver no futuro (como gatos, coelhos, porquinhos da índia) e outros cães (que tenham as vacinas todas em dia, sejam saudáveis e sociáveis). Pode também expor o cachorro a vários estímulos, mesmo antes do mesmo concluir o protocolo vacinal, levando o cachorro à rua ao colo, quando é possível. Quando não é, pode fazer passeios de carro com a janela aberta, uma vez que já permite que o cachorro ouça alguns dos barulhos normais da rua. Deve, desde o início, estabelecer regras claras no cachorro, tendo sempre em conta a sua idade e período de desenvolvimento.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta