Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Coprofagia: o meu cão come cocó, o que faço?

A coprofagia consiste na ingestão de fezes do próprio cão ou de outros animais (incluindo gatos). Fique aqui a saber tudo sobre este tema.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Porque é que o meu cão come fezes?

Nem sempre é claro o motivo que leva um cão a ingerir as próprias fezes ou as fezes de outro animal. Contudo sabemos que a coprofagia é um comportamento natural de exploração/aprendizagem do cachorro e é normal acontecer até aos 6 meses de idade.

Tirando este facto, os motivos mais comuns para esse comportamento são os seguintes:

  • Défices nutricionais – Se a alimentação não for nutricionalmente equilibrada, a ingestão de fezes pode surgir na tentativa de compensar alguns défices nutricionais. Para além desta questão, também animais com disbiose e alterações da microflora intestinal, podem apresentar coprofagia;
  • Alimentação pouco digestível – Se a comida é pouco digestível (em que os nutrientes não são bem absorvidos a nível intestinal), as fezes concentram esses nutrientes e podem ficar apetecíveis;
  • Alimentação rica em gordura – Em animais em que a alimentação é rica em gordura, as fezes podem ficar mais apetitosas;
  • Questões comportamentais – Os cães são animais de hábitos. Qualquer alteração na sua rotina pode provocar ansiedade. Esta pode demonstrar-se de várias maneiras, sendo a coprofagia uma das forma de o cão lidar com a frustração. Assim, cães com pouca atividade diária, com um ambiente pouco enriquecido, ou que passam muito tempo sozinhos, podem brincar com as fezes e ingeri-las, considerando isso uma distração.

O que posso fazer para parar este comportamento?

A coprofagia é dos comportamentos mais desafiantes de extinguir. Mas há vários pontos que devem ser corrigidos.

Quanto à alimentação:

Quanto à componente comportamental:

  • Evitar que tenha acesso a fezes para quebrar o comportamento e ignorar quando o cão as comer (não deve puni-lo):
  1. Afastando o seu cão de fezes frescas, o mais rápido possível;
  2. Disponibilizando locais aceitáveis por si, para o cão poder defecar sem ser repreendido. Não esquecer, nunca deve punir pois pode agravar o problema.
  • Enriquecimento ambiental e estimulação cognitiva: Brinquedos, treino, passeios. Mantenha o seu cão activo física e mentalmente, para que não se sinta frustrado e tenda a arranjar “novos hobbies”.
  • Reeducar o comportamento aprendido: aqui o objetivo passa por mostrar ao cão que não deve comer as fezes e que esse comportamento não é aceitável por si.
  1. Pode utilizar um suplemento alimentar (Forbid®) na alimentação, que faz com que as fezes fiquem com um sabor desagradável. Deve colocar o produto diariamente na comida do cão e de todos os animais lá de casa (incluindo gatos) cujas fezes são ingeridas pelo seu patudo.
  2. Associe este produto com os pontos falados anteriormente e se não tiver sucesso, não desespere! Procure a ajuda de um veterinário comportamentalista.

A coprofagia quando instalada pode ser irreversível, pois por muito que nos seja difícil de compreender, há cães que simplesmente, gostam.

Joana Almeida
Médica Veterinária dedicada ao Comportamento Animal

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta