Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como treinar o meu cão a não ladrar à campainha?

Muitos donos de patudos recorrem a aulas de treino devido à sua reação quando a campainha toca. Se quer saber mais sobre o assunto, este artigo é para si!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Muitos cães reagem quando ouvem a campainha, ladrando. O principal motivo para isso acontecer é a associação entre a campainha e o aparecimento de pessoas. Além disso, a maioria das vezes existem felicitações ao patudo por toda a sua euforia. Tudo isto representa um reforço positivo/ feedback para o cão, o que leva a que seja todo este comportamento se repita sempre que estes estímulos lhe são apresentados.

Este problema muitas vezes requer a ajuda de um treinador profissional de forma presencial. No entanto, para contornar esta situação é muito importante fazer dessensibilização da campainha.

A dessensibilização baseia-se em fazer com que a associação entre campainha e pessoas deixe de existir.

Para isso é importante que sempre que alguém entre a campainha não toque. Caso não haja reação, o seu cão deve ser reforçado, quando estiver calmo. Caso o seu cão comece a ladrar, as pessoas que chegam não devem promover a euforia, pelo contrário apenas deverão ignorá-lo e aguardar para interagir com o cão apenas quando este estiver relaxado.

Utilize snacks e biscoitos apetitosos para reforçar o seu patudo quando estiverem a colocar em prática este treino, de forma a motivá-lo e reforçar o bom comportamento.

Quando a situação estiver mais controlada, poderá começar a haver a reintrodução da campainha. No entanto, deverá ser de forma imprevisível (por vezes toca, outras não). Ao longo do tempo, a campainha deverá ficar cada vez mais frequente. Este é um processo longo e demorado, havendo muitos avanços e recuos. Não desespere! Com paciência e carinho, tudo se consegue 🙂

Idealmente, o seu cão deve ser habituado desde cachorro a que entrem e saiam pessoas e toquem à campainha para que ele não fique demasiado eufórico e a ladrar cada vez que se repetem estas ações.

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta