Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como ensinar o meu cão a usar açaime

Embora apenas algumas raças caninas sejam obrigadas a usar açaime, todos os cães devem saber usá-lo. Saiba como aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A legislação portuguesa obriga a que cães perigosos e raças potencialmente perigosas, como os pitbull, usem o açaime, mas todos os cães devem saber usá-lo, independentemente da raça, do tamanho e idade. 

Devemos ensinar desde cachorro o uso do açaime pois este pode ser necessário no futuro e devemos estar prevenidos para isso. O cão ao saber usar o açaime e ver o açaime como algo positivo torna o seu uso muito mais fácil mesmo em situações desagradáveis como, por exemplo, uma ida ao Médico Veterinário em que o animal está com dor e tenta morder.

Não deve NUNCA obrigar o animal a usar o açaime. Para além dele ganhar medo/fobia ao uso do mesmo, ele vai tentar tirar e muito provavelmente vai conseguir fazê-lo.

Não deve também usar apenas em determinadas situações como, por exemplo, apenas idas ao Médico Veterinário. O animal vai fazer associação açaime → veterinário e vai ganhar aversão ao açaime.

A escolha do açaime:

Existem vários modelos no mercado, no entanto, aconselho açaimes semelhantes à marca Baskerville devido a serem bastante confortáveis para o animal, podem comer e beber e os outros cães podem ver melhor o animal que o usa.

Como ensinar o meu cão a usar açaime:

  1. Apresentar o açaime ao animal: deixar ele observar e cheirar e recompensar. Repetir várias vezes.
  2. Colocar comida à volta do açaime. Repetir várias vezes.
  3. Colocar comida dentro do açaime. Repetir várias vezes.
  4. Colocar comida no açaime, de forma a que o cão coloque o focinho dentro do açaime por si próprio. Repetir até que o cão queira colocar o açaime por si próprio ao apresentar e recompensar por isso.
  5. Apertar o açaime, recompensar. Retirar o açaime. Repetir várias vezes.
  6. Repetir o passo anterior mas prolongar o tempo em que permanece com  açaime. Repetir várias vezes até que esteja confortável com o uso do açaime durante algum tempo.

Helena Alves

Treinadora Canina

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta