Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Como educar um cachorro a não morder?

Todos os cachorros mordem. É um comportamento natural. Neste artigo, fique a saber como educar um cachorro a não morder.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Cachorro que é cachorro, morde! É um comportamento natural, não só como brincadeira mas também para explorar o ambiente. Mas é possível de controlar! Neste artigo vai ficar a saber como educar um cachorro a não morder.

Prevenir é melhor que remediar

 Existem duas alturas críticas na vida do cachorro que influenciam a “mordedura” :

  • Por outro lado, na altura da mudança dos dentes de leite para a dentição definitiva (entre os 4 e os 7 meses de idade), pode haver um aumento da frequência e da intensidade da mordedura devido a dor/desconforto, como tentativa de alívio.

O que fazer para evitar esse comportamento e educar um cachorro a não morder?

Algumas dicas que ajudam a inibir o mordiscar do seu cachorro:

  • Evite brincar com as mãos, pés ou outras partes do seu corpo. Desta forma não incentiva a mordedura nem a associa a algo bom;
  • Quando o seu patudo tentar mordicar as suas mãos, deverá redirecionar a sua atenção para brinquedos;
  • Interrompa a brincadeira, e se necessário afaste-se do seu cachorro. Só volte a brincar quando ele estiver mais tranquilo;
  • No que diz respeito a roer objetos inapropriados, quando deixar o seu patudo sozinho em casa certifique-se que ele tem brinquedos ou ossos para roer de forma a não se ir aventurar e “fazer asneiras”;
  • Não repreenda. Nem física, nem verbalmente – com o mordiscar o seu cão pretende chamar a sua atenção, e assim terá sucesso. Deverá ignorar ou redirecionar a sua atenção para brinquedos.
  • Utilize o treino com base no reforço positivo, e mime o seu patudo com snacks ou grãos da sua ração favorita!

Se, mesmo assim, não conseguir que o seu cachorro perca a “raivinha dos dentes”, fale com o seu veterinário assistente ou procure um especialista na área de comportamento animal para o ajudar a educar um cachorro a não morder.

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta