Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogTreino

Quais os primeiros comandos básicos que devem ser ensinados aos cachorros?

O ensino de alguns comandos básicos ao cachorro é importante no estabelecimento de uma relação saudável entre ele e todos os membros da sua família.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quando começar?

O treino dos cachorros deve ser iniciado desde cedo (pode começar aos 2 meses), a partir do momento em que vai para casa do tutor, tendo em conta que cachorros muito novos vão ter períodos de atenção reduzidos e isso deve ser considerado na duração dos momentos de treino (5-10 minutos).

Como motivar o cachorro nos momentos de treino?

Estes momentos devem ser encarados como uma brincadeira, tanto para o patudo como para o tutor. O treino deve ser sempre baseado em reforços positivos e deve encontrar algo que o cachorro considere valioso para oferecer no momento em que faça o comportamento desejado (geralmente biscoitos, grãos de ração ou outros snacks que o cachorro gosta muito, funcionam bem). As punições, castigos, reforços negativos, entre outros, não são considerados atualmente métodos de treino adequados e saudáveis para o cachorro e não devem ser utilizados, uma vez que não trazem resultados benéficos a longo prazo.

Quais os comandos que devo ensinar primeiro?

  • Um dos primeiros comandos deverá ser o cachorro reconhecer o seu nome. Apesar de ser algo que, na maioria das vezes, acaba por acontecer de forma natural, é uma boa forma de começar a introduzir o contexto de treino e permite que o tutor possa chamar a sua atenção mais facilmente.
  • De seguida deve ser ensinado ao cachorro a responder à chamada do tutor. Apesar de poder ser confundido com o anterior, deve ser ensinado de forma distinta e pode ser muito útil em situações inesperadas, como por exemplo, nos casos em que se consegue soltar da trela.
  • É também importante ensinar o cachorro a sentar-se, para que seja mais fácil mantê-lo sossegado em algumas situações.
  • Quando tiver completado o protocolo vacinal é também importante ensinar o cachorro a andar à trela, para que os passeios decorram sem problemas.

Uma das chaves do treino é ser consistente, para que o cachorro perceba bem o que lhe está a ser pedido e qual é a resposta esperada. Também é muito importante que haja paciência e que o treino acabe sempre com um momento positivo. Por exemplo, mesmo que o que está a ensinar naquele dia não tenha ficado muito claro, deve pedir ao cachorro que faça algo que ele já tenha consolidado, para que acabe o treino com algo positivo, para que não se gerem frustrações no tutor e no cachorro.

Pode precisar de ajuda de ferormonas nesta altura tão importante de aprendizagem.

Devo recorrer a um treinador para me ajudar?

Apesar de poder iniciar estes momentos de treino em casa, é sempre importante a ajuda de um educador/treinador canino. As aulas para cachorros também poderão ser bastante importantes, ajudando no processo de socialização do cachorro com outros membros da mesma espécie, em ambiente controlado.

Inês Millet Barros

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente