O meu cão não faz necessidades na rua. E agora?
O treino de higiene é um dos passos fundamentais para quem tem um cão em casa. Saiba como ensinar o seu cão a fazer as necessidades na rua.
Joana Antunes de Almeida
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Com que idade devo começar o treino de higiene?
Pode (e deve!) iniciar o treino de higiene a partir do momento que o cachorro chega a sua casa. Mas não se esqueça que a maioria dos cachorros tem dificuldade em controlar os esfíncteres até aos 6 meses de idade. Por isso é necessária paciência até eles serem capazes de só fazer as necessidades na rua.
Devo utilizar jornais ou resguardos numa fase inicial do treino de higiene?
O ideal será levar o cachorro à rua frequentemente (por exemplo a cada 3 horas). Assim, ele vai aprender que deve fazer as necessidades na rua.
No entanto, esta rotina não é possível para a maioria dos tutores. E também, os cachorros que não têm o plano vacinal completo, não devem frequentar zonas às quais outros cães tenham acesso. Pode, por isso, criar, numa fase inicial, uma zona da casa específica a que o cachorro tenha acesso quando fica sozinho e que saiba que pode utilizar quando sentir necessidade. O objetivo será depois eliminar essa área, numa fase em que o patudo já tenha um controlo eficaz dos esfíncteres, e que possa “aguentar” até ser levado à rua.
Caso o seu cão já seja adulto, deve saltar esta fase e fazer o treino diretamente na rua. Mas não se esqueça que o tem de levar, pelo menos, 3 vezes por dia.
Como estimular o comportamento de eliminação no local desejado?
O indicado é fazer um reforço positivo do comportamento desejado. Isto quer dizer que sempre que o cão faça as necessidades na rua, na zona onde queremos que ele o faça, devemos reforçá-lo. Pode ser fazendo festas, elogiando, brincando com ele e/ou dando um pequeno biscoito ou grão de ração que ele goste bastante.
Desta forma, o cão vai associar o facto de fazer as suas necessidades em determinado local a uma boa experiência. Vai, por isso, querer repetir este comportamento.
Caso tenha começado por permitir ao cachorro fazer as necessidades numa zona específica dentro de casa (jornal, resguardo), quando chegar a altura de passar apenas para a rua, deve começar a premiar apenas as eliminações na rua. Aos poucos, ir retirando o acesso ao local que o cão costumava utilizar (ex: ao início pode tirar os jornais durante o dia, mas deixar durante a noite).
Quais as melhoras zonas para levar o cão para os treinos de higiene?
A maioria das vezes os cães preferem fazer as necessidades em zonas com relva ou terra. Assim, estes serão bons locais para o treino de higiene. Deve ir, numa fase inicial, sempre ao mesmo local. Os cheiros de urina e fezes vão estimular que haja aí mais eliminações. Deve também preferir zonas calmas e sem grandes distrações para o cão, para que o treino seja mais eficaz.
A observação atenta do comportamento do cão, particularmente enquanto cachorro, indica quando está prestes a fazer as suas necessidades. Assim, principalmente a seguir às refeições, a uma sesta, ou durante uma brincadeira, fique atento. O andar às voltas sem sair do mesmo local, arranhar e cheirar o chão, agachamento nas fêmeas, entre outros sinais, são uma boa indicação para colocar o cachorro no local pretendido e premiar caso faça “o que tem a fazer”.
Como estabelecer uma rotina de eliminação?
Estabeleça os horários que mais se adequarem à sua rotina. Lembre-se que os momentos a seguir às refeições e a acordar são uma boa altura para criar a rotina de eliminações. Deve também habituar o cão a fazer as necessidades à noite, antes de se ir deitar, para que durante a noite não haja “acidentes”. Antes de sair de casa, por períodos de tempo prolongados, também é importante que lhe dê oportunidade de se “aliviar”.
A consistência é bastante importante, principalmente numa fase inicial. Por isso, se possível, leve o cão, todos os dias, nos mesmos horários, aos mesmos locais.
Devo corrigir o cão quando encontro um xixi ou cocó fora do sítio?
Não! As necessidades são isso mesmo, necessárias. Não devemos punir um comportamento natural. O cão não vai entender o porquê de estar a ser corrigido (mesmo sendo “apanhado em flagrante”). E isso não vai ter qualquer utilidade para a mudança de comportamento. A repreensão vai levar a quebra do vínculo entre o cão e o tutor, assim como aumentar os níveis de ansiedade e pode mesmo levar ao surgimento de comportamentos de agressividade.
Quanto tempo vai demorar até que o cão faça as necessidades na rua?
É muito variável o tempo que um cão leva a fazer as necessidades na rua, uma vez que depende de muitos fatores. Depende do cão, da consistência do treino, do número de horas que fica sozinho, do estabelecimento de rotinas, etc.
O principal objetivo é que as eliminações inadequadas sejam cada vez menos frequentes. Tempo, paciência e consistência são as palavras chave para o sucesso do treino higiénico. Se sentir dificuldade neste treino, fale com o seu médico veterinário assistente.
Joana Almeida
Médica Veterinária dedicada ao Comportamento Animal