Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

A agressividade do cão depende da sua raça?

Existem muitas ideias erradas sobre o que leva a que um cão se torne agressivo. Muitas pessoas mesmo acham que a raça é o que mais potencia este comportamento, mas será que é mesmo assim?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

De onde vem e o que é a agressividade canina?

A agressividade faz parte do comportamento natural do cão e está relacionada com o instinto de sobrevivência. É através deste comportamento que os cães conseguem defender o seu território, a sua matilha, as suas crias e mesmo a sua comida.

O que é que pode levar o seu cão a tornar-se agressivo? 

Tanto o ambiente em que o seu cão vive como a educação são peças chaves no desenvolvimento do comportamento de agressividade. Tal como referido anteriormente, a agressividade está relacionada com o instinto de sobrevivência e proteção. Assim, somos obrigados a referir que o medo que o seu cão possa sentir, pode fazer com que o seu cão seja obrigado a atacar. Por exemplo está, no seu ponto de vista a brincar com o seu cão a retirar-lhe a comida, contudo ele começa a rosnar e com sinais de agressividade pois está a sentir que a sua comida está a ser “roubada”, isto pode aplicar-se com brinquedos, camas, entre outros. Se o seu cão se encontra doente, com dores, também pode manifestar comportamentos de agressividade, mais uma vez, como está fisicamente débil e sentir que está ameaçado e, por isso, reagir agressivamente.

Porque é existem raças potencialmente agressivas?

Quando falamos num Pitbull ou num Rottweiller, vem nos logo a cabeça perigo, mas nem sempre isso acontece. Se estes animais forem educados num ambiente saudável podem ser tão carinhosos como um Labrador Retrievers. São considerados potencialmente perigosos pois fisicamente são mais musculados e a força com que conseguem morder pode causar danos severos tanto a nós como a outros animais. Conheça o significado e quais as raças potencialmente perigosas em Portugal e definição de cão perigoso. Geneticamente, apesar do grande influenciador de agressividade ser o ambiente e a educação, se o os pais do seu cão forem agressivos este pode ter mais probabilidade de o ser também.

Existe possibilidade de um cão agressivo deixar de o ser?

Sim, existem especialistas que o podem ajudar a treinar o seu cão e a percebê-lo. Por norma, são situações que podem levar algum tempo a ser ultrapassadas, mas com a ajuda certa e muito amor tudo é possível. Não se esqueça do biscoito ou grão de ração e muita paciência e mimo para os treinos! Peça ajuda ao seu médico veterinário!

Maria Beatriz Mariano

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta