Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Agressividade entre cães: porquê e como melhorar

O seu cão é reativo com outros cães? Entenda melhor o seu cão lendo este artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A agressividade é um comportamento natural do cão, exibindo-o apenas quando necessário, por isso, não devemos dizer que o animal é agressivo mas sim que tem comportamentos de agressividade.

Os cães têm sempre motivo, podendo ser derivado por:

  • medo
  • insegurança
  • trauma
  • hormonal (deve ser despistado junto de um Médico Veterinário)
  • dor (deve ser despistado junto de um Médico Veterinário)

Devemos perceber em que nível de agressividade o animal se encontra para adotar o melhor plano de treino.

Nível mais baixo:

O animal dá diversos sinais desde orelhas para trás, olhar de lado, começar a cheirar aleatoriamente, postura mais tensa, olhos dilatados, podendo até eriçar o pêlo, entre outros. Neste nível ele já nos está a dar informações de que não está confortável e devemos começar a trabalhar de imediato para que a situação não piore!

Se nenhum dos sinais descritos anteriormente resultar, o cão pode rosnar e/ou mostrar os dentes. NUNCA devemos repreender quando isto acontece. Ele está avisar de que se sente ameaçado, que algo não está bem e deve ser respeitado. Caso contrário o nível de agressividade aumenta e pode tentar morder ou morder no ar.

Nível mais grave:

Não há avisos e o animal parte para a mordida.

Dois erros comum dos donos é deixar de passear com o animal e achar que a situação vai melhorar com o tempo.

Como ajudar o meu cão?

Independentemente do motivo, um cão com comportamentos agressivos com outros cães,  deve andar SEMPRE de trela e, caso não se sinta seguro deve também usar açaime.

Deve evitar que o cão sinta necessidade de demonstrar sinais, evitando o contacto com outros cães e mantendo a distância.

Existem muitas situações em que o treino com base em reforço positivo demonstra bons resultados. Neste método é feita uma associação positiva entre o comportamento desejado e uma bonificação, como o snack favorito ou grãos da sua ração. Contudo, deve sempre consultar um especialista em Comportamento Animal.

Helena Alves

Treinadora Canina

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta