Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Posição da cauda do cão: diferentes significados

Não é só quando ladram que os cães “falam”, A posição da cauda diz muito sobre o cão e deve ser bem interpretada. Damos-lhe 5 exemplos.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A cauda é uma extensão da coluna vertebral do cão e é formada por vértebras, denominadas caudais ou coccígeas. O formato e comprimento da cauda é bastante variável, dependendo da raça do cão. A posição da cauda vai indicar muito sobre o estado emocional do cão.

Os movimentos da cauda dão muitas dicas sobre os sentimentos do seu cão! Todas as posições da cauda que vão ser referidas a seguir devem ser sempre avaliadas em conjunto com as expressões faciais e posições corporais que o cão dá. Como por exemplo, a posição das orelhas, do corpo, o facto de rosnar, ou ladrar, entre outros. Desta forma consegue-se decifrar o que o cão está a querer transmitir.

1 – Cauda escondida entre as pernas:

Esta posição da cauda pode revelar ansiedade, medo, stress ou desconforto e aparece quando o cão está num ambiente desconhecido ou quando conhece novas pessoas ou animais. Os cães menos confiantes têm uma maior tendência a ter a cauda nesta posição quando, por exemplo, vão à clínica veterinária, ou quando ouvem sons altos ou sentem movimentos repentinos.

2 – Cauda numa posição ligeiramente baixa, relaxada:

Significa que o cão está calmo, relaxado e confiante. Em raças de cães com a cauda enrolada, como o Pug e o Samoiedo, a sua posição natural é enrolada sobre o dorso, mas pode deixar de estar enrolada em situações em que o cão está deitado e completamente relaxado. Pelo contrário, em raças como o Galgo Inglês, a posição natural e relaxada da cauda pode localizar-se ligeiramente entre as pernas, não representando o que foi referido no ponto número 1.

3- Cauda numa posição alta:

Os cães com a cauda nesta posição geralmente estão confiantes, alerta para o que os rodeia e podem demonstrar um comportamento dominante. Movimentos rápidos da cauda nesta posição demonstram também excitação. Quando, além da cauda estar numa posição alta, está também com bastante tensão e com pêlo eriçado, significa que o cão está reactivo ao que o rodeia, podendo anteceder um comportamento agressivo.

4- Cauda alinhada com o corpo, numa posição neutra:

Uma posição neutra significa que o cão está a receber e a processar nova informação e pode também indicar uma postura defensiva.

5- Movimentos da cauda:

O abanar de cauda nem sempre significa que o cão está contente! Alguns estudos indicam que quando a cauda está a movimentar-se maioritariamente para o lado direito é sinal de alegria, entusiasmo e acontece quando o cão se depara com alguém ou outro cão que já conhece e do qual gosta. Quando a cauda se movimenta maioritariamente para o lado esquerdo há uma maior associação a sentimentos negativos. A explicação para esta diferença relaciona-se com o facto do hemisfério esquerdo do cérebro ser o que está associado a sentimentos mais positivos e ser o que controla o lado direito do corpo e vice-versa.

Agora que já sabe “ouvir” a cauda do seu cão, aproveite para conversarem mais! Não se esqueça de associar a cauda à expressão facial e posição de todo o corpo do seu patudo.

Inês Millet Barros

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta