5 sinais de um cão “infeliz”
Apesar de parecerem sempre felizes, os nossos patudos também têm momentos “menos bons”, por isso é muito importante estarmos sempre atentos a todos os sinais que nos dão! Se tem curiosidade em saber o que procurar, este artigo é para si!
Sofia Galiza
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
- Apatia
Um animal muito parado ou com falta de interesse por estímulos pode indicar que está doente. No entanto, é muito importante avaliar a sua parte comportamental e fazer uma análise dos fatores alterados!
- Falta de apetite
Muitas vezes, há animais que o seu único sinal de depressão é a falta de apetite. Há imensos relatos de cães que deixaram de comer após uma perda familiar ou até mesmo depois de serem entregues a outras pessoas ou canis.
Opte por dar uma ração premium para cães ao seu patudo, especialmente para testar o seu apetite e perceber se o não come porque não gosta da comida ou porque está triste ou doente.
- Agressividade
A agressividade pode ter origem em inúmeros problemas, como dor. Porém, animais infelizes, muitas vezes estão apenas frustrados e a sua forma de demonstrar é através da agressividade. Por vezes, só assim é que são “ouvidos”.
- Isolamento
Infelizmente, até os nossos patudos demonstram a sua infelicidade ao isolarem-se. Caso nunca tenha acontecido, é importante entender o porquê deste afastamento da família!
- Perda de peso
Se o seu patudo está a perder peso, sem estar a fazer dieta com uma ração light para cães, pode estar perante um problema.
A perda de peso tem imensas causas. No entanto, quando tudo já foi descartado e não há razão aparente para tal, é importante rever o que se passa a nível comportamental com os nossos patudos!
Os nossos patudos também têm sentimentos! É fundamental saber ouvi-los 😊
Sofia Galiza
Médica Veterinária de Animais de Companhia