Para uma melhor vida, juntos

BlogSaúde

Vacinação antirrábica: O que é?

A raiva é uma zoonose altamente mortal, contudo está erradicada de Portugal, devido à vacinação obrigatória. Conheça mais sobre este assunto aqui.

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Dê uma vida melhor ao seu cão

Descubra a comida ideal para o seu cão: personalize a sua receita.

Simular
Simular

Raiva – o que é?

A raiva é uma zoonose, ou seja, é uma doença que é transmitida entre animais (maioritariamente carnívoros) e humanos. É provocada pelo vírus da raiva que é transmitido pela saliva, quando entra em contacto com fibras nervosas através de mordedura. É uma doença altamente mortal, mas que em grandes partes do Mundo já está erradicada, como é o caso de Portugal, graças à vacinação obrigatória dos cães.

Porque é importante vacinar o seu cão contra a raiva? 

Houveram casos em 2011 e 2012 em Portugal, mas os doentes que faleceram eram provenientes de países onde a raiva é enzoótica. Estes casos vieram evidenciar a possibilidade de importação da doença no contexto da mobilidade de pessoas oriundas de países com raiva! Portanto, apesar de em Portugal esta doença estar erradica, continuar a vacinar os nossos cães é fundamental para continuarmos um país isento de raiva.

 


Tens questões sobre a nutrição ou a saúde do teu animal? ¡Aconselha-te agora gratuitamente com um veterinário!


Como funcionam as vacinas antirrábicas?

No geral, todas as vacinas contêm uma pequena proporção de vírus vivos ou mortos. Estes, quando entram no animal, desencadeiam uma resposta por parte do sistema imunitário, de modo a proteger o animal contra infeções futuras causadas por eles. Mas só os animais saudáveis é que têm capacidade de produzir uma resposta imunológica correta! Por isso é que em cada vacina o animal tem de ser avaliado clinicamente por um Médico Veterinário.

As vacinas contra a raiva para cães podem ser administradas após as 12 semanas de vida. Antes disso não é eficaz, já que os anticorpos maternos neutralizam o efeito da vacina.  O cão encontra-se protegido 21 dias após a vacinação.

A primeira administração da vacina tem a duração de 1 ano. Após o primeiro reforço anual, e dependendo da marca do fabricante da vacina, os reforços passam a ser trianuais.

A vacina da raiva é também a vacina obrigatória por lei em quase todos os países do mundo, pelo que se pretender viajar com o seu patudo, terá de a ter em dia!

E uma curiosidade?

Foi Louis Pasteur quem descobriu e criou a primeira vacina contra a raiva. Iniciando o processo mundial de erradicação de uma doença extremamente mortal.

 

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Para uma melhor vida, juntos

Descubra um mundo de nutrição à medida do seu cão, desde comida a suplementos desenvolvidos por veterinários, entregue em sua casa.

Começar agora