Uveíte em cães: causas e tratamentos
A uveíte é das patologias oculares mais comuns em cães. É a inflamação da camada média do olho e as causas são variadas. Usualmente é bastante incomodativo para os nossos patudos e devem ser tratadas sempre com a maior brevidade possível para não deixarmos avançar!
Inês Santos
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que é a úvea?
Para compreendermos melhor o que é uma uveíte é importante perceber a anatomia do olho do cão. A úvea é a camada média do globo ocular, situa-se entre a córnea (camada externa) e a retina (interna), e é composta pela irís, corpo ciliar e a coróide. A inflamação de alguma destas estruturas é chamada de uveíte.
A úvea é responsável pela vascularização do olho e, por isso, muitas doenças sistémicas podem provocar patologias nesta zona do olho.
Sintomas de uveíte em cães e diagnóstico
- Corrimento ocular
- Olho mais fechado
- Edema ocular (olho inchado)
- Bleforospasmo (dor no olho)
- Hifema (sangue no olho)
- Demasiada vascularização ocular – sinal de inflamação
- Prurido (animais que coçam os olhos)
- Fotofobia
Caso o seu animal apresente algum destes sinais clínicos, não espere para o levar ao veterinário, o diagnóstico e tratamento precoce é fundamental para não deixar evoluir a uveíte!
Causas de uveíte em cães
A causa da uveíte pode estar no globo ocular e, nesses casos, dizemos que a causa é intraocular. Quando a causa é externa ao olho, dizemos que é extraocular.
Causas intraoculares:
- Infeção ocular (bacteriana,vírica ou parasitária)
- Úlcera córnea
- Cataratas
- Neoplasias oculares
- Doenças imunomediadas oculares
- Glaucoma
Causas extraoculares:
- Corpo estranho (por exemplo: praganas)
- Trauma
- Doenças metabólicas (diabetes, …)
- Hipertensão arterial
- Doenças imunomediadas extraoculares
- Doenças infeciosas sistémicas – víricas, bacterianas ou parasitárias
- septicemia, leishmaniose, febre da carraça, leptospirose, toxoplasmose, entre outras
Tratamento para uveíte em cães
Em quase todos os problemas oculares, o tratamento base passa por colírios (gotas). O seu objetivo é controlar a inflamação e/ou infeção, diminuir a dor e preservar a visão. Estes podem ser antibióticos, anti-inflamatório, corticosteróides, analgésicos, entre outros. O tipo de colírio deverá ser prescrito consoante a causa da uveíte e o estado do olho.
Em alguns casos, poderá ser prescrito também antibiótico e anti–inflamatório sistémico/oral.
Se a causa da uveíte for uma doença sistémica, é importante tratar a causa principal para conseguir resolver a patologia ocular.
Muitas vezes, quando são uveítes complicadas, o seu médico veterinário pode aconselhar o seu cão a ir a uma consulta de oftalmologia (de especialidade) para melhor seguimento do caso.
Inês Santos
Médica Veterinária