Unha do esporão no cão
Se já reparou com atenção nas patinhas do seu cão vai notar que os nossos amigos têm um unha mais peculiar que as outras. Saiba o que é o esporão no cão neste artigo!
Helena Ferreira
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Se já reparou com atenção nas patinhas do seu cão vai notar que os nossos amigos têm um unha mais peculiar que as outras, a chamada unha do esporão no cão. Saiba o que é o esporão no cão neste artigo!
O que é a unha do esporão no cão?
Na verdade, a unha do esporão corresponde ao primeiro digito na “mão” e no “pé” dos nossos patudos. Corresponde, de uma forma simplista, ao “polegar”.
A sua posição elevada relativamente ao solo, impede que a unha desse digito se desgaste como acontece nos outros digitos.
Função da unha do esporão no cão
O quinto digito ajuda na tração em corrida. Quando os nossos cães correm, os seus membros anteriores dobram o suficiente para entrarem em contato com o solo. Em altas velocidades (especialmente ao mudar de direção) ou em superfícies escorregadias. Esses quintos dedos fornecem tração extra. Alguns cães também usam essas unhas para ajudá-los a trepar a árvores ou a segurar objetos para mastigar melhor .
Os quintos dedos devem ser removidos?
Os quintos digitos não devem ser removidos, a menos que haja um bom motivo para isso. Em casos raros, a garra de um cão pode ser gravemente ferida ou desenvolver uma doença. Se houver um tumor neoplásico na zona ou inflamação crónica e recorrente, a remoção nessas circunstâncias passa a ser indicada.
É mais comum, no entanto, a remoção de quintos digitos duplos ou traseiros com fixação anormal, pois tendem a ficar presos e a causar ferimentos por avulsão. A incidência real desses tipos de lesões ainda é bastante baixa, e a sua remoção deve ser sempre uma decisão avaliada pelo seu médico veterinário, e caso a caso.
Como fazer a manutenção da unha do esporão no cão?
Quando se trata de manutenção, estas unhas não diferem das outras unhas do seu cão. Cães extremamente ativos podem desgastar as unhas, incluindo a do quinto digito a ponto de não ser necessário aparar as unhas. Mas para a maioria dos animais de estimação, é recomendável cortes regulares para manter as unhas com um comprimento saudável e evitar sobrecrescimentos.
A manutenção das unhas deve fazer parte das rotinas de saúde e bem estar. Em conjunto da manutenção de uma alimentação correta e adaptada tal como a Barkyn oferece. A realização de check ups veterinários regulares e rotinas de banhos e higiene, a inspeção das unhas deve fazer parte dos cuidados regulares do seu patudo !
Helena Ferreira
Médica veterinária