Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Unha do esporão no cão

Se já reparou com atenção nas patinhas do seu cão vai notar que os nossos amigos têm um unha mais peculiar que as outras. Saiba o que é o esporão no cão neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Se já reparou com atenção nas patinhas do seu cão vai notar que os nossos amigos têm um unha mais peculiar que as outras, a chamada unha do esporão no cão. Saiba o que é o esporão no cão neste artigo!

O que é a unha do esporão no cão?

Na verdade, a unha do esporão corresponde ao primeiro digito na “mão” e no “pé” dos nossos patudos. Corresponde, de uma forma simplista, ao “polegar”.

A sua posição elevada relativamente ao solo, impede que a unha desse digito se desgaste como acontece nos outros digitos.

Função da unha do esporão no cão

O quinto digito ajuda na tração em corrida. Quando os nossos cães correm, os seus membros anteriores dobram o suficiente para entrarem em contato com o solo. Em altas velocidades (especialmente ao mudar de direção) ou em superfícies escorregadias. Esses quintos dedos fornecem tração extra. Alguns cães também usam essas unhas para ajudá-los a trepar a árvores ou a segurar objetos para mastigar melhor .

Os quintos dedos devem ser removidos?

Os quintos digitos não devem ser removidos, a menos que haja um bom motivo para isso. Em casos raros, a garra de um cão pode ser gravemente ferida ou desenvolver uma doença. Se houver um tumor neoplásico na zona ou inflamação crónica e recorrente, a remoção nessas circunstâncias passa a ser indicada.

É mais comum, no entanto, a remoção de quintos digitos duplos ou traseiros com fixação anormal, pois tendem a ficar presos e a causar ferimentos por avulsão. A incidência real desses tipos de lesões ainda é bastante baixa, e a sua remoção deve ser sempre uma decisão avaliada pelo seu médico veterinário, e caso a caso.

Como fazer a manutenção da unha do esporão no cão?

Quando se trata de manutenção, estas unhas não diferem das outras unhas do seu cão. Cães extremamente ativos podem desgastar as unhas, incluindo a do quinto digito a ponto de não ser necessário aparar as unhas. Mas para a maioria dos animais de estimação, é recomendável cortes regulares para manter as unhas com um comprimento saudável e evitar sobrecrescimentos.

A manutenção das unhas deve fazer parte das rotinas de saúde e bem estar. Em conjunto da manutenção de uma alimentação correta e adaptada tal como a Barkyn oferece. A realização de check ups veterinários regulares e rotinas de banhos e higiene, a inspeção das unhas deve fazer parte dos cuidados regulares do seu patudo !

Helena Ferreira

Médica veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta