Unha de cão partida: o que fazer?
Acontece frequentemente, quer em passeio ou mesmo em casa: saiba o que fazer se o seu cão partir uma unha.
Joana Silva
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
As unhas dos nossos cães estão muitas vezes em contacto permanente com o chão, estando sujeitas a alguns acidentes. Por outro lado temos a unha do esporão que por não estar em contacto com o solo pode agarrar-se em alguma coisa e partir. Nos membros posteriores estas unhas são mais comuns em raças autóctones portuguesas como o Podengo. Pode acontecer em passeio ou mesmo em casa e uma unha de cão partida, regra geral, está associada a um sangramento elevado.
É muito importante que mantenha a calma e tente perceber se a unha está totalmente partida ou se está apenas uma parte lascada e ainda presa e se é mais na zona da raiz junto ao dedo ou mais na extremidade da unha.
O sangramento inicial pode ser combatido se tiver uma compressa e água oxigenada para fazer alguma pressão no local. Para distrair o seu cão nesta altura pode tentar com biscoitos ou grãos da ração. No entanto lembre-se que é uma zona bastante dolorosa e o seu melhor amigo pode reagir mal à manipulação.
Em seguida deve contactar o médio veterinário habitual ou mais próximo para se dirigir ao local e ser visto, principalmente quando o sangramento não pára e/ou quando a está partida pela raiz.
Para prevenir estes acidentes é muito importante que as unhas estejam sempre cortadas na medida certa. Pode pedir ajuda numa clínica veterinária ou numa loja de animais ou de banhos e tosquias para a manutenção e corte das unhas.
Joana Silva
Médica Veterinária