Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Tudo sobre dermatose responsiva ao zinco em cães

Baixos níveis de zinco na dieta podem resultar numa condição cutânea rara, conhecida como dermatose responsiva ao zinco em cães. Saiba mais neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O zinco é um mineral essencial que ajuda o corpo a produzir novas células, incluindo as da pele. O zinco é fornecido na dieta e não é armazenado em quantidades significativas no organismo. Baixos níveis de zinco na dieta podem resultar numa condição cutânea conhecida como dermatose responsiva ao zinco em cães.

Diferentes tipos de dermatose responsiva ao zinco em cães

A dermatose responsiva ao zinco é uma condição patológica rara, que pode ser dividida em duas classificações:

  • Síndrome 1– tem origem num defeito genético que resulta numa deficiência na absorção intestinal de zinco ou no seu metabolismo anormal a nível celular. É normalmente observada em raças nórdicas jovens, como Malamute, Husky siberiano ou Samoiedo.
  • Síndrome 2–  É geralmente relatada em cães jovens de raças com rápido crescimento, tais como, Doberman, Pastor Alemão, Leão da Rodésia ou Labrador, alimentados com uma dieta deficiente em zinco, com baixos níveis de ácidos gordos ou que contém excesso de fitatos e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, que interferem na absorção do zinco.

Uma mudança para uma dieta completa e equilibrada e/ou suplementação com zinco geralmente leva à resolução de sinais dermatológicos.

Sinais Clínicos

Os sinais clínicos de dermatose responsiva ao zinco incluem alopecia, eritema, descamação, formação de crostas e liquenificação, e geralmente são lesões simétricas na sua distribuição.

As lesões são normalmente observadas à volta dos olhos,  boca, nariz e ouvidos, e podem ser encontradas em pontos de pressão (como os cotovelos). A pelagem encontra-se frequentemente sem brilho e áspera. Os cães podem apresentar prurido ou infeções bacterianas/fúngicas secundárias.

Os sintomas da doença podem ocorrer em qualquer idade, mas normalmente manifestam-se pela primeira vez em cães  jovens adultos.

Exames complementares de diagnóstico

O diagnóstico é principalmente baseado na história clínica, anamnese (principalmente o tipo de dieta), apresentação das lesões ou através de biópsia do tecido cutâneo. Esta biópsia pode ser feita apenas com recurso a anestesia local.
O diagnóstico definitivo é confirmado pela resposta do cão à suplementação com zinco.

 

A dermatose responsiva ao zinco em cães é uma doença descamativa rara e nutricionalmente responsiva. Uma alimentação equilibrada e de alta qualidade está diretamente correlacionada com um estado de perfeita saúde cutânea.

Ana Mota Ribeiro

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta