Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Torção do estômago em cães: o que há a saber?

A torção gástrica é uma condição que atinge principalmente cães de raça grande e com peito profundo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A torção do estômago em cães, ou torção gástrica, é uma situação está associada, na maioria das vezes, a uma dilatação gástrica.

Esta situação é emergencial, pois quando o estômago torce a circulação sanguínea é comprometida, e assim, pode haver necrose do estômago e de órgãos anexos como o baço e intestino.

Por que é que o estômago do cão pode dilatar ou torcer?

A causa da torção gástrica é desconhecida, contudo, sabe-se que é desencadeada por alterações de motilidade a nível gástrico.

A dilatação do estômago por excesso de ar no seu interior pode levar a que este torça sobre si mesmo. O esvaziamento gástrico fica comprometido e o estômago distende-se impedindo a normal circulação da parede gástrica e dos órgãos envolventes. Esta condição atinge principalmente cães de raça grande e com peito profundo.

Encontre aqui a ração para raças grandes!

Como suspeitar de uma torção gástrica?

Os sinais são inespecíficos. Normalmente há dor abdominal e distensão abdominal considerável (barriga muito inchada).

Alguns animais apresentam tentativas de vómito não produtivo (não chegam realmente a vomitar).

O que devo fazer caso suspeite que o meu cão tem uma torção de estômago?

Ligar de imediato para o Médico Veterinário, a expor a situação. O animal deve ser colocado num local confortável, evitando grandes movimentos, até ser transportado para o hospital, o mais depressa possível.

Diagnóstico veterinário

É feito através da apresentação dos sinais clínicos exibidos pelo animal, juntamente com o exame físico na consulta e com a realização das projeções radiográficas.

Tratamento após o diagnóstico

A resolução de uma torção gástrica é cirúrgica. Trata-se de uma cirurgia de emergência.

O animal é colocado a soro, com uma taxa de fluidoterapia agressiva para garantir uma boa perfusão de sangue aos órgãos.

Deve ser realizada descompressão gástrica pré-cirurgicamente, para aliviar toda a pressão dentro do estômago.

A cirurgia consiste em reposicionar o estômago na sua posição anatómica normal e em remover as zonas de necrose gástrica. Se o baço estiver comprometido, pode ter que ser retirado (esplenectomia).

A gastropexia (fixação do estômago) para prevenção de futuras torções está recomendada em cães que já tiveram uma torção, e em certos casos em raças predispostas, preventivamente. Aconselhe-se com o seu Médico Veterinário.

A gastrostomia temporária (colocação de um tubo no estômago) pode ser necessária.

Em casos em que não ocorreu torção, mas apenas dilatação do estômago, a realização de cirurgia não é obrigatória. Neste caso, apenas se realiza a descompressão.

Como é a recuperação após a cirurgia?

A cirurgia realizada requer cuidados pós-operatórios intensivos. O animal necessita de ficar a soro durante alguns dias para evitar alterações como acidoses metabólicas, hipocalémias pós-cirúrgicas, e para garantir a perfusão sanguínea aos órgãos.

É importante monitorizar o ionograma e o eletrocardiograma nas 48 horas pós-cirúrgicas, bem como controlar a ocorrência de arritmias cardíacas.

O prognóstico é favorável?

Quanto mais tempo passar até ser realizada a cirurgia, maior será o grau de necrose da parede gástrica e as probabilidades de sobrevivência diminuem significativamente. A taxa de mortalidade varia entre os 15% e os 24%.

Como prevenir uma torção de estômago?

A única forma cientificamente comprovada é a realização de cirurgia – gastropexia preventiva – que só deve ser pensada em cães de raças grandes e de peito profundo, como por exemplo os cães Pastor Alemão. Contudo, deve ser medido o risco benefício junto do seu Médico Veterinário.

Está descrito também que o risco de ocorrência de torções gástricas diminui se os animais não ingerirem grandes quantidades de comida em cada refeição, se comerem devagar, se fizerem pelo menos 3 refeições por dia e se o passeio imediatamente antes ou depois das refeições for evitado.

Além disso, o grão da ração deve ser adaptado ao tamanho do patudo. Por isso, é tão importante procurar uma ração personalizada para o seu cão. Na Barkyn, adaptamos as nossas receitas às necessidades do seu patudo. Experimente personalizar a ração para o seu melhor amigo aqui.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta