Suplementos vitamínicos para o teu cão no Outono
O Outono chegou! Nesta época do ano, os cães sofrem algumas alterações que requerem o nosso cuidado e atenção. Leia este artigo e aprenda como controlar todas essas mudanças.
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
As mudanças sazonais são momentos nos quais devemos prestar especial atenção ao organismo dos nossos patudos e às mudanças que isso implica. No Outono, a humidade aumenta e a temperatura diminui, oscilações que, tal como nos humanos, podem acarretar problemas de saúde aos nossos cães. Para colmatar esses efeitos, existem disponíveis variados produtos que conferem aos nossos animais, uma proteção extra!
É importante consultar o Médico Veterinário antes de dar início a qualquer suplementação. O próprio profissional de saúde poderá aconselhar qual o melhor produto para o seu cão, mediante a sua idade, sexo, raça e patologias associadas.
Os suplementos de saúde podem encontrar-se em variadas formas, desde xaropes, gel, ampolas e comprimidos. A sua composição depende do seu propósito.
Que suplementos podemos considerar?
- Antioxidantes, incluindo Vitamina E: são importantes para o metabolismo e para eliminarem substâncias nocivas ao organismo.
- Ácidos gordos, nomeadamente os ómegas 3, 6 e 9: Ajudam a controlar a queda de pelo e a inflamação da pele, além de também ajudarem na saúde do sistema nervoso, nas articulações e terem um potencial anti-oxidante.
- Cálcio e fósforo: utilizados para favorecer a dentição e os ossos.
- Condroprotetores, nomeadamente glucosamina e condroitina: importantes na saúde articular.
- Vitaminas do complexo B: têm inúmeras aplicações, mas destacam-se na manutenção da atividade neurológica.
- Pró-bióticos: complementos essenciais para um bom funcionamento gastrointestinal, ajudam a harmonizar a flora bacteriana intestinal.
Qualquer suplementação deve ser feita com recurso a produtos de boa qualidade. É de realçar que a sobredosagem pode trazer problemas de saúde, pelo que as instruções devem ser sempre respeitadas!
Se a dieta do seu cão já inclui uma alimentação de boa qualidade com ração adaptada às suas necessidades, poderá não haver necessidade de suplementação! Ainda assim, aconselhe-se com o seu Médico Veterinário e ajude na saúde do seu patudo! 🙂
Ana Matias
Médica Veterinária