Cão com soluços: quais poderão ser as causas?
Por vezes os nossos patudos sofrem uma crise de soluços, que pode ser de maior ou menor intensidade. Mas porque será que isso acontece? Fique a perceber um pouco melhor esta situação e o que deve fazer.
Ana Gonçalves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que é o soluço?
O soluço trata-se de um movimento involuntário e reflexo do diafragma. O diafragma é um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal e cuja contração auxilia na respiração. Numa situação normal esses movimentos são subtis e passam despercebidos. No entanto quando há certos estímulos, o ar que entra no estômago é forçado a sair sob maior pressão, originando o som característico. Um cão com soluços é comum de se encontrar e até engraçado!
Tens questões sobre a nutrição ou a saúde do teu animal? ¡Aconselha-te agora gratuitamente com um veterinário!
Quais são as causas de um cão com soluços?
Os soluços são muito mais frequentes em cachorros embora possam acontecer também nos adultos. Esta situação surge associada ao facto de os níveis de excitação serem muito maiores e mais frequentes em situações como:
- Conhecerem uma pessoa diferente;
- Sair de casa;
- Receber um brinquedo novo;
- Simplesmente a nossa presença.
Por outro lado, têm tendência a beber e a comer de uma forma muito mais veloz, o que faz com que seja ingerida grande quantidade de ar no processo. Esse ar vai depois originar o estímulo que despoleta o cão com soluços. Se tem um cachorro deve procurar uma ração premium para cães que cumpra todas as necessidades desta fase e que tenha um tamanho de grão adequado: ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Qualquer outra situação que possa aumentar a ingestão de ar, pode também originar estes episódios como uma situação de stress em que o animal fica a arfar e ingere muito ar.
O que devo fazer perante um episódio de soluços?
Antes de mais nada deve aguardar porque normalmente são auto-limitantes e acabam por desaparecer.
Se vir que os soluços continuam e o seu animal está excitado, deve tentar acalmá-lo. Se ele relaxar, a ingestão de ar irá diminuir e, dessa forma, aumenta as hipóteses de ele parar de soluçar.
De um modo geral não são motivo de preocupação. No entanto, se se tornar algo frequente ou o episódio de soluços tiver uma duração maior do que o habitual, deverá sempre fazer um “check up” no seu médico veterinário habitual.
Ana Cláudia Gonçalves
Médica Veterinária de Animais de Companhia