Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Seborreia Canina

A seborreia é uma alteração na pele comum em cães. Leia este artigo para ficar a saber quais as principais causas e o respetivo tratamento.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a seborreia canina?

A seborreia é um sintoma dermatológico frequente que resulta de alterações na camada de lípidos presente na pele, de irregularidades na produção de sebo e de mudanças no tipo e na quantidade de bactérias e fungos que habitualmente residem na pele dos nossos patudos. Grande parte dos cães apresenta seborreia secundária a outra patologia que os predispõe a um excesso de escamas cutâneas, crostas e/ou oleosidade. As principais causas de seborreia são problemas alérgicos, problemas hormonais e infeções (fúngicas / bacterianas).

Quais são os tipos de seborreia que existem nos cães?

A seborreia pode ser classificada em 2 tipos:

  • Seca: presença de escamas brancas / cinzentas (típica aparência de “caspa”), geralmente o pelo apresenta-se baço.
  • Oleosa: presença de escamadas gordurosas e com odor desagradável

O diagnóstico da seborreia canina

O diagnóstico do tipo de seborreia é relativamente simples e é feito por observação direta pelo médico veterinário. Posteriormente, deve ser investigada a causa dessa seborreia, sendo necessária a realização de exames complementares tais como, citologia cutânea, raspagem cutânea, análises de sangue, entre outros.

Cuidados a ter

O tratamento vai depender do tipo e da causa da seborreia, por isso, é importante que siga o tratamento prescrito pelo médico veterinário do seu patudo. Alguns cuidados básicos incluem:

Sara Alves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta