Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Sarna sarcótica em cães. O que há a saber?

A sarna sarcótica é uma infeção parasitária em cães, provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, sendo altamente pruriginosa e contagiosa. Conheça-a aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a sarna sarcótica?

A sarna sarcótica é uma infeção parasitária provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. canis, que penetra as camadas exteriores da pele, conduzindo a uma dermatite intensa com bastante comichão (prurido).

Como se transmite?

Esta doença é altamente contagiosa, até para os humanos e pode afetar qualquer cão, independentemente da idade, sexo ou estação do ano.

É frequente em cães que vivem na rua ou num ambiente pouco higiénico e transmite-se por contato direto entre eles. O parasita habita durante toda a sua vida no cão, no entanto quando este se coça poderá cair no meio ambiente – no qual consegue sobreviver durante 3 semanas em condições de temperatura e humidade favoráveis, sendo também um meio de contágio.

Nos animais imunodeprimidos, como cachorros, os sintomas podem ser mais severos.

É contagiosa para as pessoas?

Sim, é uma zoonose. Isto significa que pode ser transmitida às pessoas. Em caso de suspeita de sarna deverá ter cuidados especiais para impedir o seu contágio, como o uso de luvas descartáveis e lavagem frequente das mãos.

Quais os sintomas da sarna sarcótica?

Quando infestados por este ácaro os cães apresentam a seguinte sintomatologia:

Geralmente afeta a zona das orelhas, dos olhos, pescoço, cotovelos e/ou calcanhares e abdómen (barriga). Em situações mais severas pode provocar lesões em todo o corpo do animal.

Como é realizado o diagnóstico?

O Médico Veterinário suspeita de sarna sarcótica pela história clínica e lesões encontradas no exame dermatológico.

O diagnóstico é confirmado pela observação e identificação no microscópio do ácaro, através de raspagens de pele – recomenda-se a realização de raspagens em diferentes locais, de modo a garantir uma maior chance de identificação.

Poderá ainda ser confirmada a doença através de um teste sanguíneo específico.

Tem tratamento?

Sim, com bom prognóstico. O mesmo deverá ser realizado no animal afetado e nos seus co-habitantes.

A terapia tem por base o uso de um acaricida. Pode ser administrado sistémico ou topicamente (banhos), sendo que o período de tratamento varia de acordo com o grau de infestação, normalmente tem uma duração de 3-4 semanas. Poderá ser necessário medicação para ajudar no controlo do prurido e de possíveis infeções secundárias.

Deve também ser dada uma boa alimentação ao patudo, preferencialmente uma ração premium para cães de salmão. Este peixe é rico em ácidos gordos e outros nutrientes que ajudam a fortalecer a barreira natural da pele, e consequentemente a sua recuperação.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

O meu cão tem sarna e já está em tratamento. Devo ter cuidados especiais?

Sim! Deve evitar o contato do animal infetado com outros cães.

Sendo uma zoonose, também deverá ter cuidados especiais, nomeadamente o uso de luvas e higienização frequente das mãos, após contacto com o seu patudo.

Deverá ainda realizar um limpeza e desinfeção em casa, especialmente onde o seu cão costuma estar, como camas, sofá, mantas, tapetes, etc. Não esquecer a higienização de material estético como pentes e escovas.

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta