Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Rotura do ligamento cruzado anterior – doença característica do Jack Russel

O ligamento cruzado cranial é muito importante na articulação do joelho, mas pode ruturar e trazer graves consequências. Aprenda mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é o ligamento cruzado anterior?

O ligamento cruzado anterior (LCCR) é o ligamento mais importante do joelho, a sua rotura pode ser parcial ou total, provocando uma instabilidade articular.

LCCR é frequente nos nossos animais, quer derivada pela predisposição genética devido à conformação anatómica, como o caso do Jack Russel, quer como consequência de um trauma.

Encontre aqui ração personalizada para raças médias.

Quando devo suspeitar que meu cão possa ter um rotura do LCCR?

A causas da rotura podem ser de origem traumática ou degenerativa, mas conduz sempre à instabilidade da articulação provocando artrose.

  • Em caso de rotura aguda traumática, comum em animais com < 4 anos, estes apresentam claudicação (coxear) severa e ocasionalmente não apoiam o membro no chão;
  • Quando provocado por doença articular degenerativa (osteoartrose), mais frequente em cães entre 5-7 anos, com história de claudicação intermitente que agrava com a atividade física.

O sintoma mais comum é então a claudicação (coxear) do membro posterior, e a sua gravidade depende do grau de rotura. 

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo seu Médico Veterinário pela história de claudicação e através de uma série de manobras que consistem na palpação e avaliação da mobilidade articular (teste de compressão tibial e teste de gaveta cranial). É recomendado a realização de Rx, com objetivo de identificar zonas de artrose e excluir outros diagnósticos diferenciais.

A astroscopia também poderá ser usada como meio de diagnóstico, permitindo ainda a avaliar os meniscos. 

Qual o tratamento?

O tratamento recomendado é cirúrgico, havendo várias técnicas que ajudam na estabilização do joelho impedindo o deslizamento da tíbia em relação ao fémur (tibio-femoral) que ocorre após a lesão.

A técnica mais recente é de estabilização dinâmica TTO (triple tibial osteotomy) que resulta de uma combinação da TPLO (tibial plauteau leveling osteotomy) e da TTA (tibial tuberosity advancement).

No pós-cirúrgico é recomendado repouso, restrição de exercício e fisioterapia. O peso do cão é também importante na recuperação, pois excesso de peso piora o prognóstico. Deve controlar a quantidade de ração diária indicada para o seu patudo ou adoptar uma ração light.

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta