Que cuidados ter com a pele e pêlo de um Bulldog Francês
O Bulldog francês requer uma atenção especial no que diz respeito aos cuidados relacionados com pele e pêlo, uma vez que é uma raça com predisposição a alergias quer ambientais quer alimentares. Saiba mais aqui.
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer... Descubra a comida ideal para o seu cão, desenvolvida à sua medida.
-30% para experimentar sem compromisso com o código OS30
Os cães de raça Bulldog Francês são propensos a variadas alergias, tendo por isso necessidade de cuidados permanentes. A manutenção de um pelo de qualidade e proteção da pele são a chave para prevenir alterações.
Quais os cuidados a ter com a pele e o pêlo do Bulldog Francês?
Alimentação de boa qualidade
Uma boa alimentação é fundamental para um pele e pêlo saudável. As rações à base de peixe (salmão) são ricas em ómegas e ajudam a manter uma pele hidratada e o pêlo bonito.
Ajudamos a criar a receita ideal para o seu Bulldog Francês aqui.
Suplementação oral em óleo de salmão
Poderá recorrer a suplementação oral de ácidos gordos em alturas mais críticas, como mudanças de estação ou então, de forma continuada, caso necessário. Devido à sua ação antioxidante e poder anti-inflamatório mantém a pele saudável e o pêlo brilhante.
Desparasitação externa atualizada
Como são animais sensíveis, podem ter dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) provocando muito prurido (comichão). Veja aqui este artigo com mais informações sobre as consequências de infestações de pulgas.
Limpeza diária das pregas de pele do Bulldog Francês
As pregas faciais são uma das zonas críticas com predisposição a dermatites, por isso é recomendada a limpeza diária com toalhitas para cão ou discos de limpeza apropriadas.
Higiene dos ouvidos/orelhas
Com predisposição para a formação de otites, pelo que é recomendado a limpeza regular com produto de limpeza auricular para cães, massajando e removendo o excesso e a sujidade com uma compressa.
Banhos e escovagens frequentes do Bulldog Francês
São aconselhados banhos mensais com uso de champô hipoalergico ou calmante para cão. Deve ainda escovar o seu patudo para remover o pêlo morto de forma regular, podendo aumentar a sua frequência em alturas de maior queda.
Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia