Que cuidados ter com a pele e pêlo de um Bulldog Francês
Os Bulldog Francês são propensos a alergias várias, pelo que precisam de alguns cuidados. Manter um pelo de qualidade e proteger a pele é essencial! Saiba mais.
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Os Bulldog Francês são propensos a alergias várias, pelo que precisam de alguns cuidados. Manter um pelo de qualidade e proteger a pele é essencial! Saiba mais.
Quais os cuidados a ter com a pele e o pêlo do Bulldog Francês?
Alimentação de boa qualidade
Uma boa alimentação é fundamental para um pele e pêlo saudável. As rações à base de peixe (salmão) são ricas em ómegas e ajudam a manter uma pele hidratada e o pêlo bonito.
Suplementação oral em óleo de salmão
Poderá recorrer a suplementação oral de ácidos gordos em alturas mais críticas, como mudanças de estação, ou de forma continuada, caso necessário. Devido à sua ação antioxidante e poder anti-inflamatório, mantém a pele saudável e o pêlo brilhante.
Desparasitação externa atualizada
Como são animais com uma pele particularmente sensível, os bulldogs franceses podem ter dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) com muito prurido (comichão).
Limpeza diária das pregas de pele do Bulldog Francês
As pregas faciais são uma das zonas críticas com predisposição a dermatites. Por isso, está recomendada a limpeza diária com toalhitas para cão ou discos de limpeza apropriados.
Higiene dos ouvidos/orelhas
Esta raça tem também predisposição para a formação de otites. Está recomendada a limpeza regular com produtos adequados, massajando e removendo o excesso e a sujidade com uma compressa.
Banhos e escovagens frequentes
São aconselhados banhos mensais com uso de champô hipoalergico ou calmante para cão. Deve ainda escovar o seu patudo para remover o pêlo morto de forma regular, podendo aumentar a sua frequência em alturas de maior queda.
Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia