Pipetas e coleiras desparasitantes: Descubra as diferenças
Conhece todas as opções para desparasitar o seu cão? Comprimidos, pipetas e coleiras desparasitantes: Qual a melhor?
Daniela Leal
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que são e como atuam as pipetas e coleiras desparasitantes?
Tanto as pipetas como as coleiras desparasitantes, conferem proteção contra pulgas e carraças.
Dependendo do princípio ativo de cada pipeta existente no mercado, é possível que algumas tenham também efeito contra outros parasitas como mosquitos, ácaros e parasitas internos.
Uma outra questão bastante pertinente é o tempo de duração do efeito repelente da pipeta. Esta irá depender do tipo de desparasitante que estiver a administrar ao seu patudo
Resumidamente:
- Os comprimidos têm uma duração que vai de 1 a 3 meses;
- A coleira pode ter uma duração que varia entre 4 a 12 meses;
- A pipeta deve ser colocada mensalmente.
Qual o melhor desparasitante para o meu patudo?
A par da adoção de uma dieta de qualidade para o seu cão, deve ponderar o desparasitante mais adequado para ele. O mais adequado de acordo com uma série de fatores. Como por exemplo, o meio onde o seu patudo brinca, se vive no campo ou na cidade, etc.
Assim sendo, aqui fica uma lista dos produtos desparasitantes mais conhecidos que pode encontrar no mercado e para qual o seu tipo de proteção.
Coleiras desparasitantes:
Scalibor® – A principal proteção é contra mosquitos, incluindo o transmissor da leishmaniose, e carraças. Tem uma duração de 12 meses contra o flebótomo que transmite a leishmania, 4 meses contra pulgas e 6 meses contra os restantes parasitas;
Seresto® – A principal proteção é contra pulgas e carraças (funcionando mesmo como repelente contra estas últimas) e atua durante um período que pode ir até 8 meses. Previne também a picada do mosquito transmissor da Leishmaniose.
Pipetas desparasitantes:
Advantix® – Repele mosquitos, elimina pulgas e carraças;
Frontline Combo® – protege contra pulgas, carraças e piolhos. Elimina ovos e larvas de pulga do meio ambiente;
Advocate® – elimina pulgas e piolhos. Ajuda no tratamento de sarna sarcótica e sarna demodécica. Protege contra alguns parasitas internos, incluindo o parasita causador da dirofilariose;
Stronghold® – elimina pulgas, piolhos, ajuda no tratamento de sarna sarcótica e protege contra alguns parasitas intestinais;
Activyl Plus® – elimina pulgas e carraças, repele mosquitos.
Como aplicar uma pipeta?
Para que a pipeta tenha o máximo efeito, deve ser administrada corretamente.
Aplique-a na zona do dorso do patudo, entre as escápulas, em vários pontos, afastando o pelo à medida que progride. Assim, o produto entrea em contacto direto com a pele, pois é ela o condutor para que se espalhe por todo o corpo.
Precisamente por ser a pele que espalha o produto por todo o patudo, aconselha-se que não seja dado banho alguns dias antes e alguns dias depois da aplicação da pipeta.
Comprimidos ectoparasiticidas
Uma outra alternativa aos às pipetas e coleiras desparasitantes, são os comprimidos:
Bravecto® – Promove uma ação contra pulgas e carraças, com uma duração de três meses. Algumas pesquisas recentes indicam inclusivamente que constitui uma boa opção no tratamento da sarna demodécica.
Nexgard® – Promove uma ação contra pulgas e carraças, com uma duração de um mês.
Pipetas e coleiras desparasitantes – vantagens e desvantagens
Relativamente à durabilidade, sem dúvida que as coleiras se sobrepõem às pipetas. No entanto, as pipetas possibilitam uma maior distribuição do produto pelo corpo e de forma mais uniforme. Podem, assim, ser mais eficazes no combate aos parasitas externos.
Além de uma eficácia maior, também são mais seguras em comparação às coleiras, pois não estão expostas, e assim, não há o risco de entrarem em contacto com as pessoas.
Para garantir eficácia
Há outros comportamentos que podem ajudar na prevenção ou no descobrimento de parasitas indesejados rapidamente: escove o seu patudo regularmente e dê-lhe banhos ajustado à frequência com a raça dele os deve tomar.
Assim além de desparasitados e perfumado, estará ainda sempre cheio de estilo.
Recorde-se que a desparasitação externa é muito importante para a saúde do seu patudo, em termos preventivos, tal como por exemplo, a alimentação, que deve ser de boa qualidade.
Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia