Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Pipetas e coleiras desparasitantes: Descubra as diferenças

Conhece todas as opções para desparasitar o seu cão? Comprimidos, pipetas e coleiras desparasitantes: Qual a melhor?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que são e como atuam as pipetas e coleiras desparasitantes?

Tanto as pipetas como as coleiras desparasitantes, conferem proteção contra pulgas e carraças.

Dependendo do princípio ativo de cada pipeta existente no mercado, é possível que algumas tenham também efeito contra outros parasitas como mosquitos, ácaros e parasitas internos.

Uma outra questão bastante pertinente é o tempo de duração do efeito repelente da pipeta. Esta irá depender do tipo de desparasitante que estiver a administrar ao seu patudo

Resumidamente:

  • Os comprimidos têm uma duração que vai de 1 a 3 meses;
  • A coleira pode ter uma duração que varia entre 4 a 12 meses;
  • A pipeta deve ser colocada mensalmente.

Qual o melhor desparasitante para o meu patudo?

A par da adoção de uma dieta de qualidade para o seu cão, deve ponderar o desparasitante mais adequado para ele. O mais adequado de acordo com uma série de fatores. Como por exemplo, o meio onde o seu patudo brinca, se vive no campo ou na cidade, etc.

Assim sendo, aqui fica uma lista dos produtos desparasitantes mais conhecidos que pode encontrar no mercado e para qual o seu tipo de proteção.

Coleiras desparasitantes:

Scalibor® – A principal proteção é contra mosquitos, incluindo o transmissor da leishmaniose, e carraças. Tem uma duração de 12 meses contra o flebótomo que transmite a leishmania, 4 meses contra pulgas e 6 meses contra os restantes parasitas;

Seresto® – A principal proteção é contra pulgas e carraças (funcionando mesmo como repelente contra estas últimas) e atua durante um período que pode ir até 8 meses. Previne também a picada do mosquito transmissor da Leishmaniose.

Pipetas desparasitantes:

Advantix® – Repele mosquitos, elimina pulgas e carraças;

Frontline Combo® – protege contra pulgas, carraças e piolhos. Elimina ovos e larvas de pulga do meio ambiente;

Advocate® – elimina pulgas e piolhos. Ajuda no tratamento de sarna sarcótica e sarna demodécica. Protege contra alguns parasitas internos, incluindo o parasita causador da dirofilariose;

Stronghold® – elimina pulgas, piolhos, ajuda no tratamento de sarna sarcótica e protege contra alguns parasitas intestinais;

Activyl Plus® – elimina pulgas e carraças, repele mosquitos.

Como aplicar uma pipeta?

Para que a pipeta tenha o máximo efeito, deve ser administrada corretamente.

Aplique-a na zona do dorso do patudo, entre as escápulas, em vários pontos, afastando o pelo à medida que progride. Assim, o produto entrea em contacto direto com a pele, pois é ela o condutor para que se espalhe por todo o corpo.

Precisamente por ser a pele que espalha o produto por todo o patudo, aconselha-se que não seja dado banho alguns dias antes e alguns dias depois da aplicação da pipeta.

Comprimidos ectoparasiticidas

Uma outra alternativa aos às pipetas e coleiras desparasitantes, são os comprimidos:

Bravecto® – Promove uma ação contra pulgas e carraças, com uma duração de três meses. Algumas pesquisas recentes indicam inclusivamente que constitui uma boa opção no tratamento da sarna demodécica.

Nexgard® – Promove uma ação contra pulgas e carraças, com uma duração de um mês.

Pipetas e coleiras desparasitantes – vantagens e desvantagens

Relativamente à durabilidade, sem dúvida que as coleiras se sobrepõem às pipetas. No entanto, as pipetas possibilitam uma maior distribuição do produto pelo corpo e de forma mais uniforme. Podem, assim, ser mais eficazes no combate aos parasitas externos.

Além de uma eficácia maior, também são mais seguras em comparação às coleiras, pois não estão expostas, e assim, não há o risco de entrarem em contacto com as pessoas.

Para garantir eficácia

Há outros comportamentos que podem ajudar na prevenção ou no descobrimento de parasitas indesejados rapidamente: escove o seu patudo regularmente e dê-lhe banhos ajustado à frequência com a raça dele os deve tomar.

Assim além de desparasitados e perfumado, estará ainda sempre cheio de estilo.

Recorde-se que a desparasitação externa é muito importante para a saúde do seu patudo, em termos preventivos, tal como por exemplo, a alimentação, que deve ser de boa qualidade.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta