Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogSaúde

Como programar a reprodução da minha cadela?

A cadela é monoéstrica, isto significa que só tem uma ovulação por cada ciclo reprodutivo. Este facto aumenta a necessidade de saber o momento ideal para cruzar com o macho e aumentar a probabilidade de engravidar. Saiba como planear a gravidez aqui.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Já pensou como seria se a sua cadela fosse mãe? Como poderia programar a sua gravidez? Este artigo vai dar-lhe algumas respostas e dar a conhecer alguns aspetos do cio nas cadelas.

Como é o ciclo reprodutivo da cadela?

A cadela é monoéstrica, isto significa que só tem uma ovulação em cada ciclo reprodutivo.

Podemos dividir o ciclo reprodutivo da cadela em 4 fases:

  • Proestro: em média cerca de 9 dias ( variando 3 a 17 dias) – no qual os machos são atraídos mas a fêmea ainda não o aceita
  • Estro: em média 9 dias ( variando entre 3 a 21 dias)– altura em que ocorre ovulação e aceitação do macho por parte da cadela
  • Diestro: período gestação, parto e lactação, cerca de 2 meses
  • Anestro: período de repouso sexual com duração variável

O que é o cio? Quando aparece o primeiro cio nas cadelas?

O chamado “cio” corresponde às fases do proestro e estro, em que ocorre edema vulvar, corrimento sanguinolento e receptividade ao macho. Por norma, dura 15 a 18 dias.

O primeiro cio na cadela, ocorre enquanto ainda são cachorras, entre os 6 e os 18 meses, variando de acordo com o porte da cadela. O primeiro cio pode ser “silencioso”, pois manifesta-se de forma ligeira, passando despercebido a alguns tutores.


Tens questões sobre a nutrição ou a saúde do teu animal? ¡Aconselha-te agora gratuitamente com um veterinário!


Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

O cio nas cadelas ocorre com que frequência?

Duas vezes por ano, normalmente as cadelas têm cios com intervalos de 6 meses.

Antes de a minha cadela ser mãe, deve consultar o Médico Veterinário?

Sim, para garantir que está em boas condições de saúde. Para assegurar uma gestação saudável deverá ter as vacinas e desparasitações atualizadas. Além de poder esclarecer possíveis dúvidas com seu Médico Veterinário, este pode ainda ajudar num planeamento de gestação mais cuidado e rigoroso.

A idade da cadela é um fator que devo ter em consideração?

Sim, é um fator importante. Relativamente a cadelas jovens não é aconselhável cruzar nos 2 primeiros cios. Animais com mais de 5 anos requerem mais cuidados gestacionais, sendo desaconselhada a sua reprodução.

Entre gestações recomenda-se, pelo menos, um cio de descanso. 

Qual a melhor altura para acasalar?

É variável, geralmente o indicado é entre o 8º e 15º dia em animais de porte pequeno, enquanto que nas raças de porte grande entre 11º e 15º dia. Neste período ocorre uma diminuição do sangramento e as fêmeas estão receptivas ao macho.

Como posso ter a certeza do período fértil da minha cadela?

Por vezes é importante saber a janela fértil para aumentar e chances de gestação, particularmente importante no caso de inseminação artificial.

Nestes casos deverá consultar um Médico Veterinário que irá realizar citologias vaginais, após o 5º dia de sangramento, em conjunto com doseamento da progesterona. Dessa forma, consegue-se determinar o dia de ovulação, aumentando a probabilidade da cadela ficar gestante.

Quantas vezes devem acasalar?

A partir do momento que há aceitação do macho por parte da fêmea deve-se deixa-los cruzar dia-sim, dia não ou a cada 2 dias.

Na maioria das vezes um acasalamento não é suficiente para engravidar. A cópula tem uma duração de cerca de 20-30 minutos. 

As cadelas têm menopausa?

Não, nem em idade sénior. Com o avançar da idade podem apresentar cios mais curtos e ligeiros, assim como o aumento do período inter-éstrico.

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente