Como prevenir problemas de saúde nos cães?
Um dos desejos, enquanto tutores, é evitar que nosso cão fique doente. Para isso podemos adoptar medidas profiláticas na tentativa de evitar ou minimizar o aparecimento de doenças.
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O que são medidas de profilaxia?
São ações preventivas de saúde que visam proteger o bem estar animal.
Como prevenir problemas de saúde no meu patudo?
Deixamos aqui alguns conselhos importantes para uma vida feliz e saudável:
- A vacinação e a desparasitação interna e externa são importantes para evitar o aparecimento de doenças. O protocolo vacinal e desparasitação devem ser adequados ao animal e sua fase de vida.
- Alimentação: uma ração de boa qualidade faz a diferença, deve, portanto, optar sempre por uma ração premium para cães, como base da alimentação. Opte sempre por uma ração apropriada a cada fase de vida do seu patudo, especialmente enquanto é cachorro. Deve dar a quantidade de ração indicada na embalagem conforme o peso e dividir pelo número de tomas diárias- 2 a 3x/dia. A alimentação não deve ser dada imediatamente antes do passeio.
- Higiene e maneio: Escovagens regulares para remover o pelo morto, pode ainda fazer uma limpeza diária com toalhitas próprias para cães. A limpeza dos ouvidos deve ser realizada com um produto de limpeza auricular para cães e uma compressa, sempre que seja observada sujidade. Escovar os dentes diariamente com pasta dentífrica própria para cão e uma escova dos dentes e oferecer snacks para proteção de tártaro, regularmente.
- Saúde: Check-up veterinário uma vez por ano, durante as vacinações.
- Atividade física: Passeios bi-diários (com pelo menos 20 minutos de duração). Uma vez por semana faça um passeio num local diferente e leve uma bola consigo.
Quais os principais sinais de doença a que devo estar atento?
Vómitos, diarreia, prostração, perda de apetite, cansaço, urinar e beber água em excesso, claudicação, dificuldade em subir e descer escadas. Na presença desta sintomatologia deverá dirigir-se ao seu médico veterinário.
Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia