Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Principais sintomas de Diabetes nos cães

A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que ocorre não só nos humanos, mas também nos cães! Conheça os seus principais sintomas aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é Diabetes Mellitus?

A Diabetes mellitus é uma doença endócrina crónica que afeta não só o Homem, como também os cães. É caraterizada por um aumento dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia) e é consequência de:

  • uma deficiência em produzir insulina suficiente para as necessidades do patudo;
  • incapacidade de utilização da insulina (casos menos frequentes).

Quais são os principais sintomas desta doença?

Existem outros sinais que podem estar associados a Diabetes e que são, na realidade, consequências da doença no organismo dos animais. Entre eles destacam-se as cataratas, as infeções (sobretudo urinárias), pancreatites, perda de apetite, convulsões e vómitos.

Como tratar?

A Diabetes não tem cura! Contudo pode e deve ser monitorizada e acompanha pelo Médico Veterinária de forma a tornar-se uma doença controlada. Dessa forma, aconselha-se que todos os cães que apresentem sinais compatíveis com esta doença, sejam a avaliados pelo profissional de saúde. São necessários exames complementares para diagnóstico, como análises de sangue, análises de urina e ecografia abdominal. Após diagnóstico é estabelecido um protocolo médico que permite controlar a doença. A administração de insulina, uma alimentação equilibrada e específica, exercício físico e acompanhamento Médico-Veterinário regular são as bases da terapêutica.

Sem controlo e tratamento, esta doença é fatal!

Como prevenir?

Existem alguns fatores que podem predispor os cães a esta doença, como a obesidade, ausência de um regime alimentar regular e com recurso a ração de boa qualidade, stress, alguns medicamentos, genética e alterações hormonais.

Desta forma, o ideal será privilegiar os checks-up’s Médico-Veterinários de rotina, o exercício físico diário e uma alimentação equilibrada!

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta