Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Percevejo asiático: pode ser perigoso para o meu cão?

O Halyomorpha halys, ou percevejo asiático, é um percevejo de origem asiática que tem vindo a causar preocupações em vários países da Europa, provocando estragos em várias culturas, nomeadamente em espécies de fruteiras. Mas será este percevejo um risco para os nossos patudos? Saiba qual o risco para o seu cão neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Halyomorpha halys é um percevejo que tem vindo a causar preocupações em vários países, nos quais tem provocado danos em  culturas agrícolas, designadamente em espécies de fruteiras. No território da União Europeia já é conhecida a sua presença em pelo menos 15 Estados Membros.

Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP) têm vindo a acompanhar a evolução deste problema fitossanitário, estando já em curso um Programa Nacional de Prospeção direcionado para a identificação da presença deste inseto, tal como acontece para mais cerca de 6 dezenas de pragas e doenças emergentes.

Tendo em conta a emergência desta espécie no território europeu, tornou-se importante esclarecer sobre quais os riscos para pessoas e animais associados a esta praga.

A verdade é que este  percevejo não é perigoso para pessoas e animais: não morde, não pica ou suga sangue, nem transmite doenças, exalando um cheiro forte e desagradável, razão por que é conhecido como brown marmorated stink bug (percevejo fedorento).”

Face às características deste inseto, é expectável a sua dispersão pelo território da UE, em particular através do movimento de mercadorias, de meios de transporte e de pessoas, pelo que em caso de deteção, deverão ser tomadas medidas de controlo. Além da luta química, estão já a ser estudadas pelas entidades governamentais formas de controlo biológico desta praga, nomeadamente o uso de agentes já usados em fase experimental em Itália.

De qualquer forma, fique descansado, não é perigoso para si ou para o seu patudo ?

Helena Ferreira-Médica veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta