Passo a passo para curar uma ferida do seu cão
Os patudos são muito brincalhões e curiosos e por vezes dadas essas caraterísticas podem sofrer pequenos acidentes, que se forem ligeiros podem ser resolvidos em casa. Aprenda a curar uma ferida do seu melhor amigo em casa.
Patrícia Azevedo
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Os patudos são muito brincalhões e curiosos e por vezes dadas essas caraterísticas podem sofrer pequenos acidentes, que se forem ligeiros podem ser resolvidos em casa. Aprenda a curar uma ferida do seu melhor amigo em casa.
Posso curar qualquer ferida do meu patudo em casa?
A resposta é não! Nem todas as feridas podem ser tratadas em casa, e é muito importante ter noção do que poderá ou não resolver sozinho para evitar prejudicar o seu melhor amigo.
Apenas as feridas superficiais e pequenas podem de facto ser tratadas em casa, pelo menos numa primeira fase, todas as outras feridas mais profundas e de maior tamanho devem logo ser vistas pelo veterinário assistente.
Caso as feridas superficiais e pequenas sejam tratadas em casa, requerem de igual forma uma vigilância, e em caso de surgimento de algum sintoma ou demora na cicatrização da ferida deve também ser visto pelo veterinário para verificar a necessidade de tratamento adicional.
Sinais a estar atento
Seja uma ferida que esteja a ser tratada em casa como uma ferida que foi vista pelo veterinário deve sempre ir vigiando sinais de alarme como:
- Mau odor da ferida
- Inchaço
- Secreção
- Dificuldade de cicatrização
- Febre
- Falta de apetite
- Dor ao toque no local da ferida
Estes são os principais sinais aos quais deve estar atento caso esteja a curar uma ferida do seu cão, pois estes sinais podem indicar infeção ou outras complicações e deve dirigir-se de imediato ao veterinário caso aconteça.
Como tratar a ferida e o que utilizar?
Mais uma vez, é importante referir, que estas indicações apenas se aplicam apenas a feridas superficiais, pequenas e não infetadas. Caso seja uma ferida mais extensa podem ser utilizados os mesmos princípios numa primeira fase mas requer sempre uma consulta.
- Imobilizar o patudo
O primeiro passo é pedir ajuda para imobilizar o patudo, pois, mesmo sendo meigo, com a dor é possível que tente morder e se debata. Pode até ser necessário colocar um açaime ou utilizar uma toalha para impedir que o patudo morda. No entanto, se a dor for muita o melhor nesse caso será sempre consultar o veterinário assistente pois pode ser sinal que existem mais lesões para além da ferida.
2. Limpar a ferida
Para limpar a ferida o ideal é optar por soro fisiológico, preferencialmente estéril. O soro fisiológico pode ser instilado diretamente para a ferida ajudando a retirar sujidade que exista na ferida. Pode também utilizar uma solução desinfetante de clorexidina diluída a 2%.
3.Secar a ferida
Posteriormente deve utilizar compressas esterilizadas para secar a ferida delicadamente.
4.Creme cicatrizante
O ideal é utilizar um creme específico para animais que auxilie na cicatrização. Depois deve sempre evitar que o cão lamba a ferida, especialmente após a desinfeção e colocação de creme. Em caso de dúvida deve sempre contactar o veterinário assistente.
É muito importante referir que só deve proceder a estes curativos em casa se de facto se sentir confiante em realizar estes procedimentos e se a ferida for superficial e pequena. Em caso de dúvida deve sempre consultar o veterinário assistente.
Patrícia Azevedo
Médica Veterinária