Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

+ de 4.000 avaliações

Otohematoma

São bastante comuns e os detentores normalmente notam a orelha inchada e parece que tem um líquido dentro: são os otohematomas.

O que é o otohematoma e as suas causas?

O otohematoma representa uma acumulação de sangue/coágulos entre os folhetos da cartilagem da orelha. É um sinal secundário e, na maioria das vezes, a sua origem é uma otite. Nas otites caninas, devido à dor e desconforto, o seu cão pode abanar frequentemente a cabeça e tentar coçar, lesionando os tecidos e provocando essa acumulação de sangue. Outras causas são essencialmente traumáticas como a mordedura de um animal ou lesão provocado por corpo estranho na pele.

Tratamento

Inicialmente é necessário avaliar a causa do otohematoma. Se for uma otite deve ser iniciado de imediato o tratamento para a otite.

Já o tratamento do otohematoma passa pela drenagem do conteúdo: consoante a gravidade do caso pode ser resolvido com drenagem de agulha e seringa e realização de pensos compressivos ou ser necessária intervenção cirúrgica com realização de portas de drenagem na pele e penso compressivo para estimular a constante drenagem. São já utilizadas em alguns países técnicas de drenagem recorrendo a sanguessugas.

Prognóstico

Infelizmente o otohematoma é uma situação que pode recidivar, ou seja, voltar a acontecer uma vez que a sua causa é bastante frequente: as otites. Recomendamos que as causas da otite sejam também investigadas, uma vez que a sua perpetuação está muito ligada à recidiva destes casos.

Apesar de tudo, quanto mais cedo for identificado e iniciar tratamento, melhor é o prognóstico para a resolução do otohematoma.

Se notar que o seu cão tem algum sinal de otite ou de otohematoma deve de imediato agendar visita ao médico veterinário habitual.

Joana Silva

Médica Veterinária