Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Olhos vermelhos em cães: quais são as principais causas?

O “olho vermelho” no cão é normalmente associado, pelos tutores, a conjuntivite. Contudo, pode indicar outros problemas oftalmológicos! Saiba mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

É possível que no passeio ou mesmo em casa note que o seu cão tem os olhos vermelhos. O problema pode não ser simples e são algumas as causas para os olhos vermelhos em cães.

Como notar o problema?

Quando nos referimos a olhos vermelhos em cães, é importante distinguir em que zona do olho é que é notada a vermelhidão:

  • Na conjuntiva

A conjuntiva é a mucosa presente no interior da pálpebra superior e inferior e tem uma cor rosada. Em patologias oculares (conjuntivites e não só) esta zona pode ficar hiperémica (muito vermelha).

  • Na esclera

A esclera é a zona branca do olho. Em algumas patologias oculares, notamos que esta zona se encontra com os vasos sanguíneos ingurgitados.

  • Na câmara anterior (“zona interior do olho”)

Neste caso, olhamos para o patudo e vemos que o interior do olho, por trás da córnea (zona transparente do olho), está vermelho. Por vezes, em situações mais graves (como trauma ocular), podemos mesmo ver uma acumulo de sangue nesta zona.

Conseguimos notar o problema – olhos vermelhos – observando de perto o olho do patudo. Perante qualquer uma das situações é importante que o animal seja visto em consulta pelo Médico-Veterinário.

Quais as possíveis causas dos olhos vermelhos em cães?

Dependendo da zona existem várias causas possíveis para os olhos vermelhos em cães.

 A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva (zona interior das pálpebras, que se encontra muito vermelha nestes casos). Pode ter várias condições subjacentes, como infeções bacterianas ou víricas ou até mesmo alérgicas. É uma causa bastante comum de “olho vermelho” nos cães.

A úlcera de córnea em cães é uma lesão na córnea (zona transparente do olho) que provoca inflamação (queratite) e pode deixar a conjuntiva hiperémica (vermelha).

Caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, pode provocar “olhos vermelhos” em cães. Cães com glaucoma agudo podem apresentar os vasos oculares (episclerais e conjuntivais) bastante congestionados, conferindo ao olho um aspeto muito vermelho.

  • Uveíte

Caracterizada por uma inflamação da úvea (uma estrutura ocular), a uveíte pode ter diversas causas na sua origem (trauma ocular, patologias sistémicas, neoplasias oculares, etc.). Cães com uveíte podem apresentar os vasos sanguíneos oculares ingurgitados e a conjuntiva muito vermelha (hiperémica).

  • Trauma ocular

Qualquer trauma ocular pode provocar alterações no olho, deixando-o muitas vezes com a conjuntiva muito vermelha e até com hemorragia no interior do olho, que surge devido à lesão ocular.

Como diagnosticar e tratar?

O tratamento dos olhos vermelhos em cães vai depender da causa do problema. Se notar alguma zona do olho vermelha no seu cão deve entrar em contacto com o médico veterinário. Através da história clínica e do exame oftalmológico e, por vezes, recorrendo a exames complementares de diagnóstico, é possível encontrar a causa por trás do sinal clínico notado pelo proprietário.

Patologias como conjuntivites bacterianas são normalmente simples de tratar, e têm uma recuperação rápida, enquanto que patologias como o glaucoma podem ter um prognóstico mais reservado (dependendo do tipo de glaucoma) e necessitam de acompanhamento contínuo. Algumas destas alterações podem mesmo conduzir a perda de visão, caso não sejam tratadas!

De um modo geral a saúde do seu cão é afetada por fatores como alimentação. Certifique-se que faz uma ração adequada para o seu patudo.

Daniela Leal

Médica Veterinária

 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta