Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O que é a toracocentese?

A toracocentese no cão é um procedimento médico que pode ser diagnóstico e/ ou terapêutico e pode ajudar a salvar a vida do seu patudo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A toracocentese é uma técnica ou procedimento médico que permite a extração de uma amostra de fluido da cavidade pleural para estabelecer a causa e/ou aliviar os sintomas de um derrame pleural.

derrame pleural é relativamente comum em cães e gatos. E corresponde à acumulação de fluido na pleura, uma zona entre a parede torácica e os pulmões. Também pode ocorrer acumulação de ar neste espaço, tomando do nome de pneumotórax, e que também pode ser drenado através de toracocentese.

Geralmente, a dificuldade respiratória, ou dispneia é o principal sinal clínico que os tutores identificam no seu animal, mas por vezes o mesmo pode ser assintomático e tratar-se de um achado.

Nos cães, é comum ser um processo gradual; de início, o animal pode apresentar dificuldade para respirar após exercício ou esforço, mas a tendência é o agravamento dos sinais e a dificuldade respiratória aparecer mesmo em repouso.

Os patudos podem adotar posições corporais estranhas, sentados com o pescoço esticado, pois são posições facilitadoras da ventilação.

Nos gatos, os primeiros sinais podem passar desapercebidos e serem visíveis apenas e quando apresentam sinais severos de dispneia.

As causas de acumulação de liquido ou ar podem ser várias: traumáticas, inflamatórias, infeciosas ou mesmo tumorais.

TORACOCENTECE:

O procedimento em si, consiste na introdução de uma agulha ou catéter, conectado a um sistema de aspiração ou a um conector na efusão pleural, o qual permite a recolha de fluido e ou ar da zona entre a parede torácica e os pulmões.

Se a condição do animal assim o permitir,a radiografia e ecografia devem auxiliar a técnica localizando as zonas de maior acumulação de liquido ou ar.

Depois de colher amostras do líquido, o mesmo poderá ser classificado como sangue, exsudatos ou transudatos, o que vai permitir orientar o diagnóstico e plano de tratamento.

Helena Ferreira

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta