Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O que é a celulite juvenil canina?

A celulite juvenil canina é uma doença de pele rara e aguda, que afeta cachorros com idade entre as três semanas e seis meses. Saiba mais sobre esta patologia!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A celulite juvenil canina é um distúrbio cutâneo raro, de início súbito e que afeta cachorros com idade entre as três semanas e os seis meses. É uma doença de origem desconhecida, no entanto, pensa-se que se poderá tratar de um distúrbio imunomediado associado a uma predisposição genética. O Dachshund, Golden Retriever, Labrador, Setter Gordon ou Rottweiler são algumas das raças mais afetadas.

Sinais clínicos da celulite juvenil canina

Os sinais clínicos incluem um aumento dos gânglios submandibulares, alopecia, edema da face, pápulas, pústulas e crostas nas pálpebras, lábios e focinho. Ocasionalmente as lesões cutâneas podem aparecer em extremidade de membros, abdómen, tórax, vulva, prepúcio e ânus. Os pavilhões auriculares podem apresentar otite externa bilateral purulenta não pruriginosa. Em casos mais graves poderão surgir gânglios linfáticos dolorosos que ao fistularem drenam um conteúdo purulento. Nestes casos, os animais podem apresentar letargia, febre, perda de apetite e claudicação.

Por apresentar um quadro clínico semelhante a outras afeções cutâneas em cachorros, o diagnóstico da celulite juvenil canina é difícil. Entre os diagnósticos diferenciais estão: a demodicose, dermatofitose, além de reações de hipersensibilidade como urticária, angioedema e eritema multiforme.

Diagnóstico da celulite juvenil em cães

O diagnóstico baseia-se principalmente no exame clínico do animal, tendo em conta a idade e os sinais apresentados. Devem também ser feitos exames laboratoriais como citologia de pele, biópsia ou hemograma. Por ser um processo não infecioso, tipicamente, os resultados laboratoriais não revelam a presença de microrganismos, podendo, no entanto, surgir infeções bacterianas secundárias.

O prognóstico da doença é, no geral, bom e a resolução clínica poderá ocorrer entre uma a quatro semanas após o inicio do tratamento. Quando o diagnóstico é precoce a resposta ao tratamento ocorre nos primeiros cinco dias.

Tratamento

O tratamento é dependente do quadro de cada animal. Recomenda-se terapia com corticosteroides e havendo infeção secundária poderá ser recomendado o uso de antibióticos específicos. Manter a integridade da barreira cutânea através de uma alimentação equilibrada, ajuda a manter uma pele e pelo saudáveis, além de contribuir para o tratamento de patologias dermatológicas comuns na prática clínica.

 

A celulite juvenil em cães, é uma doença não infeciosa que afeta apenas cachorros, independentemente do sexo. À semelhança de outras patologias, parece existir alguma predisposição de algumas raças para o aparecimento desta doença. Sendo uma doença aguda e grave, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o seu prognóstico.

 

Ana Mota Ribeiro

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta