O meu cão tem os testículos inchados: o que poderá ser?
Existem diversas situações que podem dar origem a testículos com aspeto inchado (edemaciado). Saiba neste artigo quais as causas mais comuns e como deve agir!
Ana Gonçalves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Existem diversas situações que podem dar origem a testículos com aspeto inchado (edemaciado). Saiba neste artigo quais as causas mais comuns e como deve agir!
O que provoca testículos inchados?
O aspeto inchado poderá surgir por alterações na pele do escroto, no próprio testículo ou no cordão espermático.
Algumas das patologias que poderão estar envolvidas são:
- Dermatite escrotal: o escroto (a pele que envolve o testículo), aparece inchado e vermelho. Geralmente o cão lambe a zona com frequência e mostra sinais de desconforto.
- Orquite: inflamação do testículo, pode ser causada por lesões traumáticas ou agentes infecciosos (por exemplo, brucelose). Frequentemente o animal está apático, com febre e perda de apetite;
- Torção testicular: situação muito grave em que há torção do testículo e a circulação sanguínea fica comprometida. É uma urgência médica;
- Tumor testicular: altera gradualmente o tamanho do testículo e geralmente envolve apenas um deles. Mais comum em cães mais velhos
O cão tem dor?
Sim! Os testículos são uma zona sensível, mesmo que a sua anatomia esteja normal. Com uma patologia associada, a probabilidade do seu animal sentir dor, ou pelo menos desconforto, é grande. Assim sendo, não tente manipular a zona! Procure ajuda do seu Médico Veterinário, o mais rápido possível!
O que fazer?
O tratamento depende da causa inicial. Pode ser necessário administrar antibiótico e anti-inflamatório sistémicos, usar de colar isabelino, aplicar tratamento tópico (como cremes cicatrizantes) ou até castração. Caso se aperceba que o seu patudo tem os testículos inchados, agende consulta no Médico Veterinário habitual de imediato. Caso adie muito esta visita, mesmo uma questão simples poderá vir a tornar-se algo mais grave.
Ana Cláudia Gonçalves
Médica Veterinária de Animais de Companhia