O meu cão tem os olhos amarelos: o que pode ser?
Ao contrário dos olhos humanos, no olho canino não é fácil ver a esclera (parte branca) uma vez que a irís ocupa quase todo a fenda palpebral. No entanto, quando conseguimos observar a esclera, esta deve ser branca. Se o seu cão tem esta zona amarela pode ser um sinal de patologia sistémica: venha connosco conhecer as principais causas.
Joana Silva
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Quando a coloração da esclera do olho está amarelada chamamos a esta uma situação de icterícia. A icterícia dá-se devido ao aumento de bilirrubina no sangue, provocando cor amarelada nos diferentes tecidos do corpo como a esclera, pele (pode ser visível junto do ouvido, na zona interna da orelha, entre outros) e mucosas (por exemplo na face interior das pálpebras).
Quais podem ser as doenças que deixam o meu cão com olhos amarelos?
São diversas as patologias que podem provocar a icterícia:
- Ingestão de tóxico: alguns tóxicos como plantas, venenos, entre outros, podem induzir alterações no fígado que levem ao aumento da bilirrubina no sangue.
- Hemoparasitas: são parasitas que se alojam no sangue como Babesia spp, Erlichia spp, entre outros alteram o metabolismo normal dos glóbulos vermelhos e podem provocar, alem da icterícia, também anemia. Estes hemoparasitas são frequentemente transmitidos pelas carraças.
- Leptospirose: é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida ao humano. É provocada por uma bactéria e pode provocar insuficiência hepática.
A icterícia é um sinal importante de uma patologia sistémica pelo que, caso note alguma alteração destas no seu cão, deve de imediato agendar uma consulta com um médico veterinário para perceber o que se passa.
Joana Silva
Médica Veterinária