O meu cão tem gases frequentemente, o que poderá ser?
São um problema bastante comum e pode tornar-se incomodativo: venha connosco conhecer as principais causas dos gases dos nossos cães.
Joana Silva
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
A produção de gases no trato gastrointestinal é um procedimento normal que resulta da digestão, no entanto, por vezes pode estar aumentada e rapidamente notamos uma mudança no ambiente.
Algumas raças surgem com maior predisposição à flatulência como o Bulldog Francês, o Pug e o Boxer.
As principais causas desta situação são:
Alimentares
- Alteração pontual da dieta: pode causar alteração na flora gastrointestinal e levar a aumento da flatulência.
- Alimentação de baixa qualidade: uma dieta com muito cereais favorece o aumento da produção de gases. É também muito importante ter alimentos de alta digestibilidade como é o caso da carne ou peixe frescos, que aumentam a qualidade da ração.
- Alimentos crus: alguns alimentos fornecidos crus vão provocar uma alteração na digestão, levando à flatulência, como batata doce, bróculos, entre outros legumes.
- Hábitos alimentares: se o seu cão é um devorador e bastam segundos para comer a refeição diária, acaba por ingerir bastante ar e contribuir para a formação dos gases.
Saúde
- Parasitas gastrointestinais: a presença de número elevado de parasitas intestinais está também relacionada com o aumento da flatulência.
- Patologias gastrointestinais: quando os gases se mantêm de forma crónica é possível que exista alguma questão associada à má digestão que deve ser investigada.
Rotinas diárias
Os passeios e o exercício físico têm muita importância para o bom funcionamento do trato gastrointestinal: assim, um animal mais sedentário pode ter uma maior tendência à flatulência.
Para diminuir a probabilidade do seu cão ter elevada flatulência aconselhamos que escolha uma ração de boa qualidade, evite trocas de ração repentinas ou introdução de novos snacks em grande quantidade e evite dar ao seu cão legumes crus ou restos de alimentação humana. Caso tenha um “cão aspirador” que come a comida muito rapidamente, deve optar por comedouros em labirinto que dificultam esta situação e elevar o comedouro para ficar ao nível do pescoço.
Mantenha-se saudável e o seu amigo de quatro patas também: façam vários passeios durante o dia!
Se a situação da flatulência se mantiver ao longo de vários dias e mesmo após todas as tentativas de estilo de vida e alimentação saudáveis, o seu melhor amigo deve ser visto pelo médico veterinário habitual para tentar perceber melhor o que se passa!
Joana Silva
Médica Veterinária