Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem gases frequentemente, o que poderá ser?

São um problema bastante comum e pode tornar-se incomodativo: venha connosco conhecer as principais causas dos gases dos nossos cães.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A produção de gases no trato gastrointestinal é um procedimento normal que resulta da digestão, no entanto, por vezes pode estar aumentada e rapidamente notamos uma mudança no ambiente.

Algumas raças surgem com maior predisposição à flatulência como o Bulldog Francês, o Pug e o Boxer.

As principais causas desta situação são:

Alimentares

  • Alteração pontual da dieta: pode causar alteração na flora gastrointestinal e levar a aumento da flatulência.
  • Alimentação de baixa qualidade: uma dieta com muito cereais favorece o aumento da produção de gases. É também muito importante ter alimentos de alta digestibilidade como é o caso da carne ou peixe frescos, que aumentam a qualidade da ração.
  • Alimentos crus: alguns alimentos fornecidos crus vão provocar uma alteração na digestão, levando à flatulência, como batata doce, bróculos, entre outros legumes.
  • Hábitos alimentares: se o seu cão é um devorador e bastam segundos para comer a refeição diária, acaba por ingerir bastante ar e contribuir para a formação dos gases.

Saúde

  • Parasitas gastrointestinais: a presença de número elevado de parasitas intestinais está também relacionada com o aumento da flatulência.
  • Patologias gastrointestinais: quando os gases se mantêm de forma crónica é possível que exista alguma questão associada à má digestão que deve ser investigada.

Rotinas diárias

Os passeios e o exercício físico têm muita importância para o bom funcionamento do trato gastrointestinal: assim, um animal mais sedentário pode ter uma maior tendência à flatulência.

Para diminuir a probabilidade do seu cão ter elevada flatulência aconselhamos que escolha uma ração de boa qualidade, evite trocas de ração repentinas ou introdução de novos snacks em grande quantidade e evite dar ao seu cão legumes crus ou restos de alimentação humana. Caso tenha um “cão aspirador” que come a comida muito rapidamente, deve optar por comedouros em labirinto que dificultam esta situação e elevar o comedouro para ficar ao nível do pescoço.

Mantenha-se saudável e o seu amigo de quatro patas também: façam vários passeios durante o dia!

Se a situação da flatulência se mantiver ao longo de vários dias e mesmo após todas as tentativas de estilo de vida e alimentação saudáveis, o seu melhor amigo deve ser visto pelo médico veterinário habitual para tentar perceber melhor o que se passa!

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta