Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem a pele vermelha: principais causas

Vulgarmente chamado de pele vermelha, o eritema é um sinal frequente nos cães. Pode ser localizado ou generalizado por todo o corpo. Descubra connosco as principais causas.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O eritema ou pele vermelha é um achado frequente nos nossos cães. É fácil de detectar, basta afastarmos bem o pêlo! A cor normal da pele é branca ou rosa clara, havendo algumas raças pigmentadas. Por isso, qualquer alteração à cor habitual é motivo de alarme!

Quais as causas de pele vermelha?

São diversas as causas de eritema nos cães! Destacamos aqui as principais:

  • Hipertermia/febre: quando um cão tem a temperatura corporal superior ao expectável (>39ºC) pode ficar com toda a pele eritematosa devido à dilatação dos vasos sanguíneos. É uma situação importante de ser avaliada, principalmente em dias de calor ou quando o animal está a arfar, para que não se desenvolva um golpe de calor.
  • Alergia à picada da pulga: normalmente são lesões mais localizadas à volta do pescoço e na zona lombar junto à cauda.
  • Dermatite de contacto: por vezes, a pele pode reagir a algo que está diretamente em contacto com ela como uma coleira, uma superfície, ervas, produtos de limpeza, entre outros.
  • Alergia ambiental ou alimentar: as alergias podem facilmente causar eritema da pele, estando também associadas a comichão (prurido). Os animais afetados coçam até criar infeção cutânea (pioderma). As zonas corporais mais afetadas são as virilhas, axilas, abdómen e zona interdigital. A adoção de uma dieta de qualidade, rica ácidos gordos (ómegas 3 e 6), ajuda a manter a saúde dermatológica e previne alguns sintomas destas alergias.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

  • Reação anafilática: se o seu cão estava normal e repentinamente ficou com a pele muito vermelha e com muita comichão pode estar perante uma reação anafilática. Isto pode ser consequência da administração de vacinas ou outros medicamentos, de picadas de insetos como das abelhas ou até mesmo da ingestão de algo fora do habitual. É considerada uma emergência, pelo que deve pedir auxílio imediato do Médico Veterinário mais próximo.
  • Ácaros: em alguns casos de sarna como a sarna sarcóptica, um dos sinais mais comuns é o eritema generalizado.

O que fazer se o seu cão apresentar a pele vermelha?

É importante consultar sempre o seu Médico Veterinário. Dado o eritema ser um sinal clínico comum a várias doenças, é fundamental perceber qual a causa que desencadeou essa alteração, para se poder instituir o tratamento correto.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta