O meu cão ressona: haverá algum problema com ele?
Existem variados motivos que podem levar o seu cão a ressonar. Uns são simples de resolver, mas outros podem decorrer de problemas de saúde graves. O seu cão ressona? Então este artigo é indicado para si.
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
O cão ressona de forma semelhante aos humanos. É um som muito fácil de identificar.
São variadas as causas que podem levar o seu patudo a ressonar durante o seu sono.. Algumas delas simples de resolver, enquanto outras podem indicar a presença de problemas de saúde mais graves que requerem acompanhamento Médico-Veterinário.
Porque o seu cão ressona?
1. Excesso de peso
O excesso de gordura em torno das vias respiratórias é responsável por estreitar o espaço que o ar tem para passar, impedindo-o de circular corretamente. Se é o caso do seu cão, procure aconselhamento médico-veterinário no sentido de perder peso de forma segura. Existem rações específicas para perda/controlo de peso que poderão ser indicadas.
Ajudamos a criar a receita ideal para o se cão aqui.
A estimulação do exercício físico é também extremamente importante nestes casos, mas deve ser feita de forma gradual.
Não devemos esquecer que existem doenças que poderão estar por detrás do excesso de peso e, sem o seu correto diagnóstico e tratamento, a perda de peso não é eficaz.
2. Síndrome do Braquicéfalo
Os cães de raças braquicéfalas, mais conhecidos pelo seu “focinho achatado”, como por exemplo os Bulldogs Ingleses, Pugs, Boxers, Bulldogs Franceses, têm um estreitamento congénito das vias respiratórias que culmina num ronco durante a respiração. Nos momentos de sono, esse ruído é mais intenso!
O Síndrome do Braquicéfalo é o nome que se dá a um conjunto de condições físicas típicas nestes animais e que requerem a avaliação médico-veterinária.
Essas alterações nas vias respiratórias incluem:
- Estenose (estreitamento) das narinas
- Colapso da traqueia
- Hipoplasia da laringe
- Palato mole alongado
Algumas delas têm resolução cirúrgica, enquanto outras requerem um maneio clínico específico. Se é o caso do seu patudo, informe-se junto do seu Médico Veterinário habitual.
3. Inflamação/infeção/alergia respiratórias
Quando o seu cão está com problemas respiratórios superiores, que incluam espirros, tosse e corrimento nasal, pode ressonar durante o sono. Nesse caso é importantíssimo que seja avaliado pelo Médico Veterinário, de forma a distinguir se a origem do problema é inflamatória, infeciosa ou alérgica. Mediante o diagnóstico é estabelecida a terapia adequada para eliminar a condição. Consequentemente, o ressonar será resolvido se o tratamento for eficaz.
4. Objeto estranho inalado
De nariz sempre no chão a conhecer o Mundo, os cães estão predispostos à inalação de materiais estranhos, como ervas ou pequenos objetos, que podem obstruir as vias respiratórias. Por norma, nos casos em que há inalação de material estranho, os cães espirram bastante e tentam coçar o nariz com as patinhas. O ressonar é constante ao longo do dia e não só à noite. A avaliação médico-veterinária é essencial para resolver a situação.
5. Tumor ou pólipo
Nos casos mais graves, o ressonar pode indicar a presença de uma massa na cavidade nasal, benigna ou maligna, que obstrui as vias respiratórias e impede o ar de circular corretamente.
Atenção! Nem todos os cães que ressonam têm alterações ou doenças. Ressonar não implica que haja um problema de saúde que o justifique. Por vezes, o simples facto dos patudos dormirem numa posição menos adequada, promove o ressonar. Tal como as pessoas, os cães tendem a ressonar quando dormem de barriga para cima 🙂
Ana Matias
Médica Veterinária